ENSINO COLABORATIVO: REDEFININDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA = COLLABORATIVE TEACHING: REDEFINING THE PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE CONSTRUCTION OF INCLUSIVE SCHOOL

Autores

  • Renata Andrea Fernandes Fantacini Mestre em Educação - Centro Universitário Moura Lacerda. Docente do Centro Universitário Claretiano de Batatais
  • Eliana Lemes Silva de Oliveira Especialista em Educação Especial - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Pirassununga

Resumo

Este artigo tem por objetivo oferecer subsídios para uma reflexão sobre as práticas pedagógicas frente ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, tendo em vista o acesso desses alunos, bem como a permanência e a participação efetiva. Ao abordar a construção de uma escola inclusiva, constatou-se a necessidade de mudanças de concepções acerca do papel desempenhado pela instituição escolar na atualidade, e ainda, de buscar novas práticas pedagógicas que atendam às especificidades dos alunos, através de parcerias colaborativas. Para tanto, realizou-se uma apreciação do Ensino Colaborativo como proposta para a Educação Inclusiva com fundamentação teórica que confere relevância ao tema. Ao pensar em propostas alternativas de educação escolar espera-se aumentar as possibilidades dos alunos em envolverem-se ativamente na construção individual e coletiva de novos conhecimentos, preparando-os para atuarem nos diversos âmbitos da sociedade de forma mais igualitária, conferindo-lhes melhor qualidade de vida.

Palavras-chave: inclusão. práticas pedagógicas. ensino colaborativo.


ABSTRACT

This paper aims to provide subsidies to reflect about teaching practices regarding the process of inclusion of pupils with special educational needs in mainstream education, owing to these students access, permanence and effective participation. When addressing the construction of an inclusive school, we found the need for changes in conceptions about the role played by the school institution today and also to seek new teaching practices that meet the specificities of students through collaborative partnerships. Therefore, we accessed the proposal of Collaborative Teaching for Inclusive Education with theoretical foundation that gives relevance to the theme. When thinking about alternative proposals for school education, it is expected to increase the chances of active engagement of students in the individual and collective construction of new knowledge, preparing them to work in different areas of society more equally, giving them a better quality of life.

Keywords: inclusion. pedagogical practices. collaborative teaching.

Biografia do Autor

Renata Andrea Fernandes Fantacini, Mestre em Educação - Centro Universitário Moura Lacerda. Docente do Centro Universitário Claretiano de Batatais

Mestre em Educação - Centro Universitário Moura Lacerda. Docente do Centro Universitário Claretiano de Batatais

Eliana Lemes Silva de Oliveira, Especialista em Educação Especial - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Pirassununga

Especialista em Educação Especial - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Pirassununga

Publicado

2013-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais