ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL E POLITICAS EDUCACIONAIS: OPORTUNIDADES DO ESTUDANTE TRABALHADOR EM GRUPOS DE EXTENSÃO = INTERNSHIP IN SOCIAL WORK AND EDUCATIONAL POLICIES: WORKER STUDENTS OPPORTUNITIES IN EXTENSION GROUPS

Autores

  • Ana Flávia Luca de Castro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Câmpus de Franca

Resumo

O presente texto apresenta uma reflexão acerca da formação profissional em Serviço Social, dando ênfase para o estágio supervisionado realizado por alunos-trabalhadores dentro dos grupos de extensão, como um dos pilares dessa formação, fazendo uma interlocução com as políticas educacionais brasileiras. Para o presente artigo, adotou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica, com intuito de promover um aprofundamento teórico sobre o tema proposto, seu contexto histórico e uma reflexão crítica, partindo da ideologia neoliberal, para entendermos as políticas educacionais na atualidade. É preciso compreender o tema proposto de forma contextualizada e crítica, partindo da premissa de que ocorrem diversas transformações na sociedade ao longo da história que interferem direta ou indiretamente na educação. Em síntese, pretendemos promover uma reflexão sobre o processo educacional brasileiro, com intuito de estimular a discussão sobre o tema.

Palavras-chave: Serviço Social. formação profissional. estágio supervisionado. extensão universitária. política educacional.

 

ABSTRACT

This paper presents a reflection about professional formation at social service, with emphasis on supervised internship, realized for students-workers at extension groups, as one of the sustainers of this formation, doing an interlocution with the Brazilian educational politics. To this paper, it was adopted as a methodology the bibliographic research, aiming a theoretical study about the theme proposed, the historical context and a critical reflection, starting from neoliberal ideology to understand the educational politics nowadays. It’s necessary to understand the theme in contextualized and critical way, basing on the premise that many changes occur into society throughout history, which interfere directly or indirectly on education. In summary, we intend to promote a reflection about the Brazilian educational process, with intention of stimulate the discussion on the theme.

Keywords: Social Work. training. supervised training. extension education. educational politics.

Biografia do Autor

Ana Flávia Luca de Castro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Câmpus de Franca

Assistente Social

Mestranda em Serviço Social - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP/ Câmpus de Franca.

Bolsista CAPES

Publicado

2013-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais