MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE A JUVENTUDE CAMPONESA NO MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO = MAPPING OF RESEARCHES ABOUT PEASANT YOUTH IN THE MOVEMENT OF EDUCATION IN RURAL AREAS

Autores

  • Verônica Moreno Machado Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Este artigo visa a realizar um mapeamento no Banco de Dados da Capes a fim de identificar teses e dissertações, defendidas a partir de 1987 até 2011, voltadas a observar os jovens camponeses no processo de construção da Educação do Campo. Acreditamos que a juventude deve ser protagonista nos processos de formação nas organizações sociais, incluindo a escola, como exercício e aprendizado a fim de ser protagonista na própria organização social do seu território. O levantamento está integrado a uma pesquisa de mestrado mais ampla desenvolvida pela autora no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT/Campus Cuiabá, na Linha de Pesquisa ‘Movimentos Sociais, Política e Educação Popular’. Totalizando 13 pesquisas produzidas, realizamos a leitura dos dados disponíveis, apresentamos e observamos as teses e dissertações, por instituição superior de origem, região onde foi desenvolvida a pesquisa, área de conhecimento, e, palavras-chave. Com o levantamento dessas produções, foi possível concentrar e salientar as pesquisas até então realizadas sobre os jovens camponeses no movimento da Educação do campo, ampliar conhecimentos, sinalizar quais universidades de origem das produções e onde o estudo foi realizado, proporcionando assim, um panorama sobre a temática. Além de contribuir com a pesquisa de mestrado mais ampla, o mapeamento evidenciou as poucas produções sobre a temática no período pesquisado.

Palavras-chave: educação do campo. juventude camponesa. produções científicas.

 

ABSTRACT

This paper aims to map the Database of Capes to identify theses and dissertations defended from 1987 to 2011, that observe the young peasants in the process of construction of Rural Education. We believe that youth should be the protagonist in the processes of formation in social organizations, including the school, the exercise and learning how to be a leading figure into the social organization of their own territory. The survey is integrated into a widest research developed by the author in the Graduate on Education, in Federal University of Mato Grosso - UFMT / Campus Cuiabá, in the line of research named 'Social Movements, Politics and Popular Education'. Totaling 13 researches produced, we read the data available, presented and observed the theses and dissertations, from origin of the higher education institutions, the regions where the study was developed, area of expertise, and keywords. With the survey of these theses, it was possible to focus and highlight the research conducted on the young peasant movement of education in the rural areas, expand knowledge, signalize universities from what origin the production and where the study has been conducted, thus providing an overview of the theme. Besides contributing to the master’s research, the mapping showed the few papers about the theme in the period surveyed.

Keywords: education in rural areas. youth peasant. scientific productions.

Biografia do Autor

Verônica Moreno Machado, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Campus Universitário Jane Vanini de Cáceres (2011). Atualmente é Bolsista Capes e Mestranda em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Campus Cuiabá, na Linha de Pesquisa "Movimentos Sociais, Política e Educação Popular". 

Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta, Universidade Federal de Mato Grosso

É licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA (1984), Mestre em Educação na área de História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo/USP (1995), Doutora em Educação na área de História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2006). Desde 1994 atua como docente da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, lecionando no curso de Pedagogia e a partir de 2007 no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Temas de estudos e pesquisas atuais: educação freireana, ética na perspectiva intersubjetiva, políticas públicas, educação integral.

Arquivos adicionais

Publicado

2013-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais