A ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO E DA INCLUSÃO: SISTEMA EDUCACIONAL, ESCOLA E SALA DE AULA = ORGANIZATION OF MANAGEMENT AND INCLUSION: EDUCATIONAL SYSTEM, SCHOOL, AND CLASSROOM

Autores

  • Adriane Cenci Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Lucia Bernardete Fleig Koff Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

Para o sucesso da proposta de educação inclusiva é necessária a articulação das diferentes esferas educacionais. A ideia é que a gestão está presente em todos momentos-lugares, configurando-se em eixo que coordena as relações entre o sistema educacional, a escola e a sala de aula, bem como as relações internas de cada um desses. Nessa perspectiva, considerando as três esferas apontadas, propomos discutir a inclusão a partir da percepção da gestão educacional, gestão escolar e gestão do pedagógico buscando relacioná-las, respectivamente, aos níveis macropolítico, mesopolítico e micropolítico. Metodologicamente, o trabalho caracteriza-se como um ensaio teórico, tendo como fundo as ideias de Vygotski e mais presente a proposta de Edler Carvalho, bem como os referenciais que pensam a gestão.

Palavras-chave: inclusão. gestão. propostas de ação.

 

ABSTRACT

For the success of the inclusive education proposal, it is necessary to articulate the different educational spheres. The management is present in all times and places configuring in axis that coordinates relations among educational system, school, and classroom, as well as their internal relations. In this perspective and considering the three mentioned spheres, this study aims to discuss the inclusion based on the perception of educational management, school management, and pedagogic matters management, seeking to relate them, respectively, to the macropolitical, mesopolitical, and micropolitical levels. Methodologically, this study is characterizedas a theoretical essay, having as background the ideas of Vygotsky and more present the proposal of Edler Carvalho, as well as reference points about management.

Keywords: inclusion. management. proposals for action.

Biografia do Autor

Adriane Cenci, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Licenciada em Educação Especial também pela UFSM.

Lucia Bernardete Fleig Koff, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atua como Professora do Curso de Pós-Graduação a Distância - Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional da UFSM

Possui graduação em Filosofia pela UFSM, graduação em Educação Especial pela UFSM, especialização em Psicopedagogia pela PUC-Rio e mestrado em Educação pela UFSM.

Publicado

2013-07-03

Edição

Seção

Artigos Originais