O ENADE, UMA PRÁXIS SOCIAL? = ENADE: A SOCIAL PRAXIS?

Autores

  • Leandro Gonçalves Martins UNISANTOS - Universidade Católica de Santos.

Resumo

O referido artigo traz reflexões sobre a prática docente universitária. Será que as avaliações institucionais, particularmente a avaliação ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), podem ser consideradas como uma práxis social válida? Como o professor universitário pode influenciar nessa atual realidade de avaliação institucional?

Palavras-chave: educação. ensino superior. prática docente.

 

ABSTRACT

This article brings reflections on higher education teaching practice. Can institutional assessments, such as the Brazilian ENADE (National Examination on Students' Performance), be considered as a valid social praxis? How can university professors influence in this current reality of institutional assessment?

Keywords: education. higher education. teaching practice.

Biografia do Autor

Leandro Gonçalves Martins, UNISANTOS - Universidade Católica de Santos.

Possui graduação em Administração - Marketing pela Universidade Santa Cecilia (2004). Pós-graduado em E-management pela FGV (2006). Atualmente cursa Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos - Unisantos (2013/2014) - Bolsista Capes. Atualmente é professor profissionalizante da Universidade Paulista - UNIP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Banking e Empreendedorismo. Atuou nos Bancos Nossa Caixa e Brasil. Lecionou em escolas técnicas entre 1996 e 2011. Professor universitário desde 2011. Autor de livros na área de Administração e Empreendedorismo.

Publicado

2013-07-03

Edição

Seção

Artigos Originais