APRENDENDO E DIVERTINDO: DE ESOPO A LOBATO, O PERCURSO DA FÁBULA NA HISTÓRIA = LEARNING AND HAVING FUN: FROM AESOP TO LOBATO, THE COURSE OF FABLE IN HISTORY

Autores

  • Elizabeth Aranha Guimarães Ubiali

Resumo

Este trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo sobre a fábula como gênero literário. Esta narrativa será considerada uma excelente contribuição no processo de alfabetização de crianças a partir dos sete anos. Serão apresentadas as origens e o estudo desta narrativa em sua sintaxe discursiva por meio dos discursos: figurativo, temático e metalinguístico, assim como o percurso da Fábula na história da Literatura Ocidental por meio dos autores: Esopo, Fedro, La Fontaine e Monteiro Lobato. Refletiremos sobre as razões desta pequena narrativa de caráter moral ser uma ferramenta importante para o educador no sentido de construir um prática pedagógica mais dinâmica, aliando o saber ao prazer.

Palavras-chave: educação. alfabetização. gênero literário. fábula. sintaxe discursiva. história da literatura.

 

ABSTRACT

This article aims to develop a study about the fable as a literary genre. The fable as a narrative should be considered an excellent contribution in the literacy process of seven years old children. We will present the origins, the study of this kind of narrative and its discursive syntax: figurative, thematic and metalinguistic, as well as the route of the Fable in the history of Occidental literature throughout the authors: Aesop, Phaedrus, La Fontaine and Monteiro Lobato. We will discuss the reasons that make this little narrative, with a moral character, an important tool for the educator to build a dynamic teaching practice, combining pleasure with knowledge.

Keywords: education. literacy. literary genre. fable. syntax discourse. history of literature.

Publicado

2013-07-03

Edição

Seção

Artigos Originais