ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DE UM CONCEITO EM TRANSFORMAÇÃO = LITERACY: REFLECTIONS ON A CONCEPT IN TRANSFORMATION

Autores

  • Tiago Ribeiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

Este artigo traça um breve panorama acerca de concepções e compreensões em torno da ideia de leitura e escrita ao longo de nossa História, estabelecendo um nexo entre condicionantes históricas e modos de conceber a alfabetização (o processo de ensinar/aprender a ler e a escrever). A partir de tal articulação, sublinha atuais concepções de alfabetização e sugere uma possível defesa da alfabetização como prática discursiva, no diálogo com Paulo Freire.

Palavras-chave: alfabetização. concepção discursiva. sentido histórico.

 

ABSTRACT 

This article provides a brief overview about conceptions and understandings around the idea of reading and writing throughout our History and establish a link between historical conditions and ways of understanding literacy (the process of teaching/learning to read and write). From this articulation, emphasizes current conceptions of literacy and suggests a possible defense of literacy as a discursive practice, in dialogue with Paulo Freire.

Keywords: literacy. discursive conception. historical sense.

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestrando em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação/ PPGEdu-UNIRIO/ CAPES

Integrante da Rede de Formação Docente: Narrativas & Experiências (Rede Formad) e do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF)

Publicado

2013-07-03

Edição

Seção

Artigos Originais