ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NOS CONTEXTOS DO ENSINO SUPERIOR = ACCESSIBILITY AND INCLUSION IN THE CONTEXT OF HIGHER EDUCATION

Marily Oliveira Barbosa, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Arlindo Lins de Melo Júnior

Resumo


Neste artigo analisamos a acessibilidade de uma instituição de ensino superior, a partir do olhar dos atores envolvidos: o coordenador de um curso de graduação e de duas alunas desse mesmo curso, usuárias de cadeiras de roda. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual usamos como instrumento a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontaram que o coordenador de curso conhecia os conceitos de inclusão e acessibilidade.  Por outro lado, as condições de acessibilidade, sobretudo arquitetônica das instalações do curso, eram precárias e prejudicavam o seu pleno usufruto pelos alunos com deficiência física regularmente matriculados em diferentes cursos de graduação que necessitam de meios acessíveis para sua locomoção. As alunas participantes da pesquisa percebiam que estas condições dificultavam sua vida universitária e uma delas, mais particularmente, lutava, para que houvesse modificação desta situação.Pudemos concluir que de fato os alunos com deficiência travavam lutas para permanecer na educação superior, pois embora a acessibilidade seja um direito, ainda não foi plenamente efetivado. As instituições, principalmente a pesquisada, ainda tem muito que melhorar para se tornar inclusiva.

Palavras chaves: Acessibilidade; Inclusão; Ensino Superior.



ABSTRACT: In this article we analyze the accessibility of a college, from the view of the actors involved: the coordinator of an undergraduate degree and two students of the same course, users of wheelchairs. This is a qualitative study, in which we use as a tool to semi-structured interview. The results indicated that the course coordinator knew the concepts of inclusion and accessibility. Moreover, the accessibility conditions, especially architectural installations, were poor and undermined their full enjoyment by students with disabilities enrolled in different undergraduate courses that require accessible means for locomotion. The students interviewed perceived these conditions hindered their college life and one of them, particularly, struggled to change the situation. We concluded that in fact students with disabilities were waging struggles to stay in college. Although accessibility is a right, it’s not fully accomplished yet. The institutions researched still needs to improve a lot to become inclusive.

Keywords: Accessibility, Inclusion; College.




CAMINE: Cam. Educ. = CAMINE: Ways Educ., Franca, SP, Brasil - eISSN 2175-4217 - está licenciada sob Licença Creative Commons