A INFÂNCIA ASILADA: NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO DOS DESVALIDOS NA CORTE = ASYLUM AND CHILDHOOD: EDUCATION AND POVERTY IN NINETEENTH-CENTURY RIO DE JANEIRO

Autores

Resumo

Este texto pretende ensaiar algumas reflexões sobre o sentido da formação do Asylo de Meninos Desvalidos, fundado em 1875, no âmbito da instrução primária do Rio de Janeiro dos anos 1870. Além de abrigar meninos pauperizados do município da Corte, a instituição fornecia ensino para a infância desvalida do meio urbano. Recorta-se, neste estudo, o arco cronológico compreendido entre 1875 e 1878 a fim de apresentar algumas análises acerca dos meninos ingressos, das normas de regimento e das práticas pedagógicas cultivadas como edificantes para o bom governo da infância. Analisaremos, para tanto, textos legais, compêndios adotados nas aulas e relatórios de admissão e de desligamento de meninos escritos pela própria Diretoria do Asylo de Meninos Desvalidos.

Palavras-chave: história da educação. Brasil império. infância. instrução primária.

 

ABSTRACT

This essay intends to sketch an analysis on childhood education in Brazil during the 1870s. In this sense, this paper points out the formation of “Asylo de Meninos Desvalidos” founded in 1875 to provide better support for Primary Instruction. Emphasizing the period between 1875 and 1878, I read up on almanacs and official reports in order to present the making of specific pedagogical ideas for childhood teaching in urban area of Rio de Janeiro.

Keywords: history of education. imperial Brazil. childhood. primary instruction.

Biografia do Autor

Felipe Ziotti Narita, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduando em História na Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Universidade Estadual Paulista (UNESP) / campus de Franca. Membro do grupo de pesquisa do CNPq intitulado "Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências".

Downloads

Publicado

2009-09-10

Edição

Seção

Artigos Originais