EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA = HUMAN RIGHTS EDUCATION AND CITIZENSHIP CONSTRUCTION

Autores

  • Ana Carolina Morais Colombaroli Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP
  • Vânia de Fátima Martino Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Resumo

A história do nosso país é marcada pela violação sistematizada dos direitos humanos, seja com os povos indígenas, seja com os escravos africanos, seja recentemente, com a Ditadura Militar. Agravando ainda mais este quadro, a sociedade via senso-comum e de forma equivocada acaba por relacionar o termo direitos humanos com os direitos dos criminosos, ora representando os direito individuais proclamados pelo liberalismo clássico, ora fruto de meras declamações retóricas. Um projeto de extensão visando a Educação em Direitos Humanos deve buscar entre seus objetivos a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana e, principalmente, voltada à transformação social, como elemento fundamental para a formação do indivíduo. Para tanto, entende-se que é preciso, previamente romper as barreiras do egocentrismo e do individualismo; é preciso promover a consciência de que a materialização dos direitos humanos implica no reconhecimento deste para todos, e que os direitos fundamentais constroem-se cotidianamente. Um projeto nesse sentido, diante da necessidade latente em aproximar a temática de direitos humanos aos mais jovens,  deve ter como principal foco de suas ações e práticas educativas. Em um sentido amplo, deve ter como intuito ressaltar a importância e promover a vivência de valores essenciais como a liberdade, a democracia, a justiça, a igualdade e a tolerância. Busca preparar cidadãos atentos à realidade em que vivem, conscientes de seus direitos e deveres, homens e mulheres que se reconheçam como protagonistas de sua própria libertação. Deve ter como objetivo, ainda, estimular a inquietude, a reflexão e a insurgência criadora, por meio de aulas dinâmicas, sempre visando à realidade concreta e as relações humanas.

Palavras-chave: direitos humanos. educação. transformação social. libertação.

 

ABSTRACT: The history of our country is marked by the systematic violation of the human rights: the indigenous people, the African slaves, or, recently, the Military Dictatorship. The situation gets even worst because, culturally, there are distortions about the expression: the human rights are sometimes confused with the rights of the criminal, sometimes represent only the individual rights proclaimed by classical liberalism, and sometimes are saw as mere rhetorical declamations. An education sighting Human Rights must seek the construction of a culture based on the respect to the human dignity and, above all, aimed at the social transformation, as fundamental element to the individual formation. Therefore, it is necessary to break the barriers of selfishness and individualism; we need to promote the awareness that the realization of the human rights implies on their recognition to everybody, and that the human rights are built day after day. A project in this direction, before the latent need of approaching the issue of human rights to students, aims to highlight the importance to promote the living of essential values such as freedom, democracy, justice, equality and tolerance.  It must seek to prepare citizens that are attentive to the reality they live in, aware of their rights and duties, man and women that recognize themselves as protagonists of their own emancipation. It also have to stimulate the restlessness, reflection and  creative insurgency through dynamic classes, always seeking the concrete reality and human relations.

Keywords: human rights. education. social transformation. emancipation.

Biografia do Autor

Ana Carolina Morais Colombaroli, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP

Discente do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Câmpus de Franca. Pesquisadora de Iniciação Científica. Bolsista CNPq. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em direitos fundamentais, gênero, sistema penitenciário, execução penal, educação e direitos humanos. Integrante do Núcleo de Estudos da Tutela Penal dos Direitos Humanos, na linha de pesquisa O Sistema Penitenciário como Violência Institucional.

Vânia de Fátima Martino, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Possui graduação/licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986)/Campus de Franca, Mestrado em História do Brasil Colonial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor assitente doutora efetiva da Faculdade de História, Direito e Serviço Social - UNESP - Campus de Franca de Didática e História da Educação na graduação em História, Coordenadora do Curso Preparatório para o Vestibular e Membro do Conselho Universitário (CO). É Lider do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais:mudanças e permanências É avalidora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. É Membro Efetivo Externo PIBIC/CNPq da UNI-FACEF - Franca. Tem experiência na área de Educação e desenvolve pesquisas e orientações no campo de Ensino de História, Políticas Públicas e História da Educação.

Publicado

2012-08-03

Edição

Seção

Artigos Originais