HISTÓRIAS INFANTIS CONTADAS EM LIBRAS POR CRIANÇAS SURDAS = CHILDREN'S STORIES COUNTED IN LIBRAS BY DEAF CHILDREN

Autores

  • Aparecida Helena Ferreira Hachimine Centro Universitário Moura Lacerda
  • Tárcia Regina da Silveira Dias Programa de Pós-Graduação em Educação do CUML

Resumo

Noventa e cinco por cento dos surdos são filhos de pais ouvintes que desconhecem a Libras e, por isso, as interações familiares são dificultadas e é impedida a aquisição dessa língua. Sem o domínio da Libras,  o surdo fica prejudicado no desenvolvimento linguístico, cognitivo, afetivo e social. Em vista disso, é importante conhecer o desempenho de crianças surdas em apropriação da Libras. Respondendo a essa necessidade, o presente estudo descreveu e analisou o desempenho em Libras de crianças surdas em recontagem de histórias. As atividades, coordenadas por educador surdo sinalizador e por professor fluente em Libras, empregaram estratégias educacionais em Libras e apoios de livros, computador e softwares aplicativos. Participam do estudo duas crianças, de 6 e 9 anos, em processo de aquisição da Libras. A recontagem das histórias em Libras foi filmada e transcrita pelo sistema de notação para Libras Foram avaliadas as histórias recontadas entre crianças e a produção de cada aluno em histórias diferentes, oferecendo indicadores sobre a compreensão de cada história e sobre a capacidade de expressão em Libras. Nessas análises, foi considerada a qualidade do desempenho comunicativo. Os resultados mostraram que os alunos, com mais ou menos precisão, reproduziram as histórias e foram criativos no recontar. Cada aluno, individualmente, apresentou desempenho semelhante no decorrer da contagem das histórias. Concluiu-se que a presença do educador surdo é necessária para a compreensão de conteúdos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos.

 

Palavras-chave: surdez. libras. bilinguismo.

 

 

ABSTRACT: Ninety-five percent of the deaf children are offspring of hearing parents who do not know Libras. Therefore, the family interactions are hindered and is prevented the acquiring of the language. Without mastering Libras, the deaf are impaired on language, cognitive, affective and social development. As a result, it is important to know the performance of deaf children in the appropriation of Libras. Responding to this need, this study described and analyzed the performance of deaf children in Libras retelling stories. The activities, coordinated by flag deaf educator and teacher fluent in Libras, apply educational strategies in Libras and support with books, computers and software applications. Participate in the study two children, 6 and 9 years old, in the process of acquisition of Libras. The retelling of the stories in Libras was filmed and transcribed by the system of notation to Libras. We evaluated the stories retold among children and the production of each student in different stories, providing indicators on the understanding of each story and on the ability of expression in Libras. In these analyses, we considered the quality of communicative performance. The results showed that students, more or less accurately, reproduced the stories and were creative in the retelling. Each student, individually, featured similar performance in the course of storytelling. It was concluded that the presence of deaf educator is necessary to understand content in the teaching-learning of deaf students.

 

Keywords: deafness. libras. bilingualism.

Biografia do Autor

Aparecida Helena Ferreira Hachimine, Centro Universitário Moura Lacerda

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Professora na Unaerp.

Tárcia Regina da Silveira Dias, Programa de Pós-Graduação em Educação do CUML

Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda. Professora aposentada da UFSCar, PPGEES

Publicado

2012-08-03

Edição

Seção

Artigos Originais