A EDUCAÇÃO INFANTIL NA VISÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS = CHILDHOOD EDUCATION IN THE PUBLIC TEACHER’S VISION

Autores

  • Maria Eleusa Montenegro Centro Universitário de Brasília
  • Ana Regina Melo Salviano Centro Universitário de Brasília
  • Aictyr Lomonte Tamanaha Secretaria de Educação do Distrito Federal

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa acerca da percepção dos professores quanto às expectativas e às necessidades da Educação Infantil em escolas públicas do Distrito Federal. Foi utilizado o método qualitativo, instrumentado pelo questionário. Concluiu-se que os professores estavam preparados para a docência e satisfeitos com a profissão escolhida. A realização do diagnóstico inicial da turma foi uma das dificuldades destacadas pelos professores, que acreditam que as relações interpessoais harmônicas entre professores, diretores, coordenadores, pais e alunos determinam a qualidade do trabalho pedagógico. Espera-se, com este trabalho, contribuir para que haja mais reflexão acerca do ensino na Educação Infantil.

Palavras-chaveeducação infantil. prática pedagógica. escola pública. formação do professor.

 

ABSTRACT: This paper presents the results of a study on teachers’ feelings concerning expectations and requirements for Early Childhood Education in Federal District public schools.  The qualitative method was applied, having a questionnaire as basic tool. The outcome was that teachers are prepared to teach, and pleased with their chosen profession.  How to perform the initial class diagnosis was one of the difficulties pointed out by teachers, who believe that harmonious interpersonal relations among teachers, headmasters, coordinators, parents and students may determine the good quality of pedagogical work.  It is hoped that this study may lead to greater concern and consideration about teaching in Early Childhood Education.

Keywords: early childhood education. pedagogical practice. public school. teacher training.

Publicado

2012-08-08

Edição

Seção

Artigos Originais