História em Quadrinhos

COVID-19 - O inimigo invisível

Autores

  • Yasmin Luisa Neves Lemes Garcia Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas https://orcid.org/0000-0001-5544-7086
  • Ygor Przybysz Neufeld Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Raul Aragão Martins Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” https://orcid.org/0000-0001-6495-731X
  • Paula Rahal Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” https://orcid.org/0000-0001-5693-6148

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado, obrigatório na modalidade de Licenciatura, é permitido em diversas áreas do conhecimento de acordo com a estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas. Por meio do estágio os profissionais de educação consolidam conhecimentos teóricos com a prática docente na sua formação. Neste contexto, o objetivo deste estudo é produzir uma revista de História em Quadrinhos (HQ) sobre a pandemia Covid-19 para ser utilizada em sala de aula como material de apoio às aulas, tornando o conteúdo mais dinâmico para os estudantes, estimulando o conhecimento científico. O desenvolvimento do presente trabalho aconteceu em uma escola estadual de uma cidade do noroeste paulista e foi constituído de três etapas: produção da História em Quadrinhos, regência de aulas e avaliação. A história produzida foi intitulada “COVID-19 - O inimigo invisível" e abordou os seguintes assuntos: o vírus SARS-CoV-2, a COVID-19 e seus sintomas, formas de diagnóstico e reações do sistema imunológico. O trabalho foi avaliado pela produção de painéis e resposta a questionário de conhecimentos sobre o SARS-Cov-2 e a Covid-19. Resultados mostram que os alunos gostaram da HQ e foram capazes de entender melhor sobre as características de um vírus, sua propagação, as reações do sistema imunológico em uma infecção e a importância da vacinação. Consideramos que a utilização de HQ para o ensino é uma ferramenta adequada e atrai a atenção dos alunos para o assunto a ser desenvolvido.

Biografia do Autor

Yasmin Luisa Neves Lemes Garcia, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Campus São José do Rio Preto, em 2022. Possui experiência na área de Zoologia, tendo realizado projeto de iniciação científica na área de hematologia de quelônios e estágio na área de microbiologia. 

Ygor Przybysz Neufeld, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Graduando em Ciências Biológicas modalidade de licenciatura, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", no campus de São José de Rio Preto (IBILCE/UNESP). Possui experiência na área de Zoologia, tendo realizado Iniciação Científica I na área de Taxonomia e Sistemática de Peixes Modernos. 

Raul Aragão Martins, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) (Câmpus
de Lorena) (1977), Mestre (1986) e Doutor (1991) em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas -
RJ. Livre-Docente em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual Pulista - UNESP
(2006). Atualmente é professor associado do Dept. Educação do Instituto de Biociências, Letras e
Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista - IBILCE/UNESP (Câmpus de São José do
Rio Preto). Credenciado como orientador e docente no Programa de Pós-Graduação em
Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (Câmpus de Marília).

Paula Rahal, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista em 2008; Membro da Comissão Permanente de Avaliação da Reitoria na Universidade Estadual Paulista; Coordenou o Curso de Graduação em Ciências Biológicas desde 2015 até final de 2017; foi Coordenadora e Vice do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia na Universidade Estadual Paulista; foi 1ª Secretária da Sociedade Brasileira de Virologia, foi Membro do Órgão Colegiado Central (CEPE) da Universidade Estadual Paulista e é Membro da Comissão Assessora do Reitor desde 2017 da Comisão Permanente de Avaliação (CPA).

Downloads

Publicado

2023-05-16

Edição

Seção

Artigos Originais