CONSIDERAÇÕES EM EDUCAÇÃO SEXUAL: ESTADO DA ARTE DO GRUPO DE TRABALHO 23 DA ANPED-2004/2019

Working Group 23’sANPED

Autores

Resumo

Apresentamos este estudo tendo como forma de pesquisa o levantamento bibliográfico, e, assim discorremos, através do Estado da Arte, que o nosso objetivo é realizar apontamentos significativos em relação à temática sexualidade e educação sexual de pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho (GT) 23 “Gênero, Sexualidade e Educação”, nas Reuniões Anuais da Associação Nacional de Pesquisa de Pós-Graduação (ANPEd), desde a sua criação no ano de 2004 até o ano de 2019. Desde o início do século XXI a temática da sexualidade vem se destacando em relação à cientificidade e adentrando o contexto educacional através de seus diversos desdobramentos, quais sejam, gênero, diversidade sexual, sexo, educação sexual. A ANPEd é considerada um evento significativo na área educacional, principalmente no tocante às pesquisas, possibilitando sistematizar trabalhos sobre a temática abordada, proporcionando estudos posteriores. O Grupo de Trabalho 23 da ANPEd é considerado um marco na institucionalização e discussão sobre a educação sexual, principalmente em nosso país, possibilitando compreender as temáticas pesquisadas/desenvolvidas na área educacional, da psicologia, sociologia, dentre outras. Foram analisados todos os trabalhos apresentados em cada reunião, realizando análises posteriores para sistematização e compreensão dos mesmos. Nos apontamentos encontrados, a categoria gênero e seus desdobramentos que se sobressaem significativamente, outro ponto considerável é que, na maioria das vezes, as pesquisas não apresentam intervenções de cunho construtivo em relação à retornada dos espaços escolares para apresentação ou discussão das questões encontradas.

 

Biografia do Autor

Fatima Aparecida Coelho Gonini, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava

Doutora em Educação. Integrante NUSEX - UNESP Araraquara, Professora e Coordenadora do curso de Pedagogia da FFCL/FE Ituverava, São Paulo, Brasil.

Rita de Cassia Petrenas, UNICEP

Doutora em Educação. Integrante NUSEX - UNESP Araraquara, Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia da UNICEP, São Paulo, Brasil.

Publicado

2022-02-01