O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E AS INFERÊNCIAS NA DIDÁTICA DA SALA DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA

Autores

Resumo

Fundamentada na matriz teórica histórico-cultural do desenvolvimento humano, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de desenvolvimento da linguagem escrita de crianças que apresentam dificuldades nesse processo em suas relações com seus pares e com o professor, em atividades de leitura e escrita. A construção de dados ocorreu por meio de observação em registro de diário de campo e de filmagens de situações em atividades de classe, na relação com os pares, com a professora e com a pesquisadora. A metodologia do estudo foi pautada nas discussões da perspectiva teórica adotada, orientada para a resolução de problemas e/ou transformação de uma dada situação. A análise mostrou que práticas de ensino descontextualizadas para recuperar os alunos com dificuldades no processo de alfabetização não considera tais expectativas e, muitas vezes, ocorre uma valorização por atividades repetitivas. O resultado é o avanço quase imperceptível desses alunos no processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Pádua Bruzegueze Miguel, FFCL Fundação Educacional de Ituverava

Possui Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2017). Graduação em Pedagogia (2004), Especialização em Psicopedagogia (2005) e Graduação em Letras (2017) pela Universidade de Franca. Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização pela Universidade Federal de São João Del Rei (2011). Atualmente é coordenadora pedagógica da educação infantil do Instituto Samaritano de Ensino e professor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava

EVANI ANDREATTA AMARAL CAMARGO

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1977), Mestrado em Linguística (1994), Doutorado em Educação (2000) e Pós-doutorado em Linguística (2012) pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Atuou como Professora no Curso de Mestrado em Educação, no Centro Universitário Moura Lacerda, na linha Constituição do Sujeito Escolar até junho de 2019.

Publicado

2022-02-01