LITERATURA INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES

Autores

Resumo

Este estudo destaca a importância da leitura em sala de aula para que a prática do professor possa ser exemplo para os alunos que o assiste. O foco da pesquisa está voltado para entender como essa prática de leitura está sendo trabalhada a fim de se formar crianças que leiam e sintam prazer em realizar essa leitura. Sendo assim, este trabalho busca compreender como a leitura é desenvolvida em sala de aula, e como essa prática pode refletir no futuro do aluno. Baseado em pesquisa de campo, realizada em um 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola em uma cidade do interior do estado de São Paulo, o presente trabalho aborda, de maneira breve, o que é Literatura de maneira geral, o contexto histórico da literatura infantil e quando essa literatura chegou ao Brasil, o que são gêneros textuais, dando ênfase no gênero contos de fada. A fundamentação teórica com a pesquisa de campo buscou evidenciar como a prática de leitura vem sendo trabalhada na escola e no ambiente familiar da criança. Observou-se que a criança necessita de estímulos para que possa ter prazer pelo hábito da leitura. Tal estímulo deve ser trabalhado tanto na escola como na família, mas, quando essas crianças não recebem estímulo no seu ambiente familiar, torna-se incumbência da escola proporcionar momentos e materiais para que o aluno possa desfrutar dessa arte.

Biografia do Autor

Beatriz da Costa Medeiros, Professora Assistente da Fundação Educacional de Ituverava.

Possui graduação em Pedagogia pelo Fundação Educacional de Ituverava (2018). Atualmente é Professora Assistente da Fundação Educacional de Ituverava.

Lisângela Guiraldelli, Fundação Educacional de Ituverava

Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP/São José do Rio Preto. Docente dos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL-FEI).

Publicado

2022-02-01