EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: O USO DE OFICINAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGO(A)S

Education on Human Rights: the use of workshops in the Pedagogues training process

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar um relato de experiência da disciplina Educação em Direitos Humanos que utiliza oficinas no processo de formação de aluno(a)s em um curso de Pedagogia. O artigo é guiado pela problemática, Qual a importância da disciplina Educação em Direitos Humanos para a formação da(o) Pedagoga(o)?, que consiste em compreender o significado, a dimensão político-filosófica e conceitual e a historicidade dos Direitos Humanos em educação, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os desafios da importância da formação de professores na Educação em Direitos Humanos. A fundamentação teórica tem como base a Educação em Direitos Humanos, a Declaração Universal em Direitos Humanos e o Plano de Ação: Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos. A disciplina ministrada para aluna(o)s do 5º período no curso de Pedagogia na UEMG de Passos/ MG no primeiro semestre de 2019 tem como procedimentos metodológicos oficinas temáticas com o uso de cartazes, música e livros infanto-juvenis. Os temas das oficinas foram direito ao lazer, à cultura e à educação, desigualdade social, diversidade étnico-racial, desigualdade social e o direito à cultura, direito à diferença (gênero). O resultado destaca a importância da disciplina para a formação do Pedagogo, pois gera debates referentes à sociedade e considera o processo formativo crítico do Pedagogo. Tendo em vista os dilemas contemporâneos da sociedade é relevante debater sobre a incompreensão do significado dos direitos humanos em nível conceitual e social e os desafios da educação em direitos humanos na formação do Pedagogo.

Biografia do Autor

Karina Limonta Vieira, Centro Interdisciplinar para Antropologia Histórica/ Membro e pesquisadora - Freie Universität Berlin: Berlin, Berlin, DE

Doutora em Educação Escolar no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (bolsista Cnpq) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, com estágio doutoral na Universidade Livre de Berlim (bolsista Capes). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2002) e Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus de Araraquara (2007). Tem experiência em docência no ensino fundamental, em Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior. Experiência como pesquisadora internacional na área de Antropologia da Educação, cujo projeto envolve interdisciplinaridade, processo mimético, crianças e famílias.

Publicado

2022-02-01