FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE TRABALHAM COM A LITERATURA EM TEMPOS DE AULAS NÃO PRESENCIAIS

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as formações continuadas oportunizadas aos/as Professores/as das Salas de Leitura da Rede Municipal de Franca/SP no formato on-line. A partir do referencial teórico que traz os estudos de Paulo Freire e Francisco Imbernón. É possível constatar que o apoio à formação de Professores/as baseia-se na concepção de uma literatura como arte e não somente para a realização de atividades pedagógicas. Assim, as formações tinham como foco o despertar dos/das Professores/as para o campo artístico literário e objetivando a mudança da prática profissional. As formações aqui relatadas mostram que mesmo com a ausência de aulas presenciais, os/as Professores/as continuaram seus estudos e pesquisas.

Biografia do Autor

Rita Marta Mozetti, Centro Universitário Municipal de Franca

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca com habilitações em: Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar e Pós-Graduação em Didática para a Modernidade pela Universidade de Franca. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I da Rede Pública Estadual de Ensino desde 1993 e Diretora do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos da Secretária Municipal de Educação/ Prefeitura de Franca desde 2007. Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Uni-facef.

Maria Cristina Piana, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Franca/SP

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2020). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Câmpus Franca/SP (2008), Mestrado em Serviço Social pela mesma Universidade (2003), Especialista em Política Social e Serviço Social pela UnB, Graduação em Serviço Social e Licenciatura em Pedagogia. Atualmente é docente do Departamento de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social - Mestrado e Doutorado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-UNESP/Câmpus Franca/SP.

Adriana Santos da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Franca/SP

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/Câmpus Franca/SP (2003).

Publicado

2022-02-01