Literatura

A arte da palavra e a busca por uma comunidade leitora

Autores

  • Rita Marta Mozetti Centro Universitário Municipal de Franca http://orcid.org/0000-0003-0093-8122
  • Maria Cristina Piana pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Franca/SP

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar a vivência da pesquisadora enquanto professora da rede pública estadual, com ênfase nos anos de 2019-2020 em que foi contemplada com o Prêmio Educador Nota 10, considerado o maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira. O Projeto vencedor baseia-se na Educação Literária com foco na formação de uma comunidade de leitores. Intitulado como “Pé de Livro entre amigos” apresentou ao longo de nove meses a leitura literária de obras clássicas da literatura brasileira e mundial. O referencial teórico relaciona a vivência narrada com os estudos do educador Paulo Freire diante de uma educação libertadora e transformadora, visando a concepção de uma pedagogia crítica em que a literatura tenha caráter humanizador, deixando de ser meramente desenvolvida para fins pedagógicos. Apoia-se também nos estudos de Zilberman, Lajolo, Colomer e Cademartori, com um breve histórico do surgimento da literatura infantojuvenil no mundo e chega a Monteiro Lobato no Brasil, retratando as ideias de uma literatura desvinculada da moral, que ensina e educada, mas que leva a criatividade, inteligência e liberdade. A literatura precisa constituir-se enquanto arte e ir além da escolarização, que utiliza atividades descontextualizadas e sem sentido para o leitor. É preciso promover nas escolas conversas literárias onde o leitor possa se identificar com o contexto, personagens, vivências e experiências. A literatura na escola deve humanizar, transformar e formar leitores de leitura literária, para que leve ao protagonismo social e cultural.

Biografia do Autor

Rita Marta Mozetti, Centro Universitário Municipal de Franca

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca com habilitações em: Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar e Pós-Graduação em Didática para a Modernidade pela Universidade de Franca. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I da Rede Pública Estadual de Ensino desde 1993 e Diretora do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos da Secretária Municipal de Educação/ Prefeitura de Franca desde 2007. Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Uni-facef.

Maria Cristina Piana, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Franca/SP

Pós-Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Franca/SP. Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Franca/SP. Especialista em Política Social e Serviço Social pela UnB. Graduação em Serviço Social e Licenciatura em Pedagogia. Docente do Departamento de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - Mestrado e Doutorado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP / Franca.

Downloads

Publicado

2023-05-16

Edição

Seção

Artigos Originais