O Ensino de História da África no Brasil

Desafios e avanços na formação de professores

Autores

  • Ricardo Alexandre Ferreira UNESP (Câmpus de Franca)

Resumo

Este artigo coloca em foco mais de uma década de experiência na formação de professores dos níveis fundamental e médio, alunos de cursos de graduação e pós-graduação (stricto e lato-sensu) de diferentes áreas das humanidades. Seu objetivo principal é analisar estratégias e conteúdos pertinentes ao ensino de alguns dos temas previstos para o debate a respeito do ensino de História África na educação básica e analisar aspectos a serem continuados e revistos. A pergunta que norteia o texto foi inspirada na legislação pertinente ao assunto, do início do século XXI, dedicada a alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação: é possível ensinar “História e Cultura Afro-brasileira”? Os últimos anos indicam que sim. De posse de tal assertiva, este ensaio documenta experiências, dúvidas e estratégias para contribuir com o aprimoramento deste esforço.   

 

Downloads

Publicado

2023-05-16

Edição

Seção

Artigos Originais