Análise crítica sobre a geração de resíduos sólidos e o modo de produção capitalista

Abordagem do contexto no ensino na educação profissional e tecnológica (EPT)

Autores

  • Clarissa Maria Brito Lima Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Kleiton Rocha Saraiva Instituto Federal do Piauí - IFPI

Palavras-chave:

Resíduos sólidos. Educação Profissional e Tecnológica. Produção capitalista.

Resumo

Um dos maiores problemas ambientais da sociedade contemporânea é a geração exacerbada de resíduos sólidos, resultante principalmente do crescimento populacional e do modo de produção capitalista. Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de uma revisão literária, a relação entre a temática dos resíduos sólidos e o modo de produção capitalista, e como se dá essa abordagem no contexto do ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, consultando-se artigos, teses, dissertações em bases de dados como Scielo, Google acadêmico, utilizando-se, preferencialmente, como critérios de inclusão trabalhos publicados nos anos de 2011 a 2019, escritos no idioma português. Verificou-se que a temática dos resíduos sólidos dentro da educação profissional aparece mais voltada para a elaboração de planos de gerenciamento de resíduos dentro dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nos diferentes estados brasileiros, enquanto que no ensino, de forma curricular, apesar do tema transversal Meio Ambiente estar presente nos PCNs e da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), essa temática ainda se mostra pouco abordada, necessitando então de maior atenção e efetividade, uma vez que é de extrema importância que haja a formação de profissionais comprometidos com as questões socioambientais e que realmente possam interferir de forma eficiente para a resolução ou minimização de problemas ambientais, como esse dos resíduos sólidos.

Biografia do Autor

Clarissa Maria Brito Lima, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Bióloga. Mestranda do ProfEPT do IFPI. Docente do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus Coêlho Neto.

Kleiton Rocha Saraiva, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Doutor em Engenharia Agrícola. Docente do Curso de Agropecuária

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Publicado

2023-05-16

Edição

Seção

Artigos Originais