INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE 2010-2020

Autores

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Educação Básica, Escola, Ensino Médio, Ensino Fundamental

Resumo

A disseminação de propostas pedagógicas de Iniciação Científica (IC) na educação básica bem como de programas governamentais de bolsas de iniciação à pesquisa fazem com que uma diversidade de temas tenham sido discutidos sobre essa prática pedagógica. Este artigo teve o objetivo de analisar o estado do conhecimento produzido na forma de artigos científicos sobre IC na educação básica. Para tal tarefa, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica do tipo estado de conhecimento, na qual realizou-se a busca e a seleção de artigos científicos nos sites Scielo e Google Acadêmico sobre IC na educação básica publicados de 2010 a 2020. A análise descritiva ressaltou, entre outros pontos, uma desigualdade regional na produção, já que todos os 18 trabalhos advinham da região Concentrada Sul-Sudeste. Ao analisar os objetos de estudo e os objetivos, percebeu-se uma diversidade de temas de interesse dos autores, porém com destaque às propostas pedagógicas e às políticas públicas. A observação dos procedimentos metodológicos do corpus mostrou que o principal instrumento de produção de dados foi a análise documental, seguida pela observação. A análise das conclusões direcionou a atenção principalmente para três principais questões de interesse: a ideia de uma escola progressista e pautada em valores humanos que visa à formação cidadã; a formação docente necessária para orientação de IC; e a controvérsia sobre as formas de presença da ciência na escola. Nesse sentido, refletiu-se sobre a importância da reafirmação da pluralidade da ciência como critério de verdade na sociedade e na escola contemporânea.

Biografia do Autor

DANIEL GIORDANI VASQUES, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC). Professor do Departamento de Expressão e Movimento do Colégio de Aplicação da UFRGS.

VICTOR HUGO NEDEL OLIVEIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação (PUCRS), Licenciado e Mestre em Geografia (UFRGS). Professor do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da UFRGS.

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Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos Originais