EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO: REPRODUÇÃO E EMANCIPAÇÃO SOB A PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU

Autores

  • LAÍS INÊS SANSEVERINATO MICHELETI UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  • LUCI REGINA MUZZETI UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  • MARIA FERNANDA CELLI DE OLIVEIRA UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  • ANDREZA OLIVIERE LOPES CARMIGNOLLI UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara

Palavras-chave:

Bourdieu, Habitus, Capital Cultural, Educação Básica

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir aspectos em torno dos conceitos de reprodução e emancipação no campo educacional a luz da teoria bourdieusiana.  Iniciaremos a partir da conceituação de democracia passando para o resgate histórico do sistema educacional brasileiro para compreender o surgimento das teorias criticas do currículo onde se destacam os estudos de Pierre Bourdieu e a teoria da reprodução que fundamenta o presente trabalho, explicitando alguns conceitos chaves do autor que  suscitam e embasam reflexões importantes sobre a função da escola e seus dilemas contemporâneos, dentre eles o conflito entre reprodução e emancipação na educação básica, apoiados por uma revisão bibliográfica de estudos recentes encontrado no banco de teses e dissertações da UNESP compreendendo o período de 2014-2019.

Biografia do Autor

LAÍS INÊS SANSEVERINATO MICHELETI, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara

Atualmente é Mestranda do programa de Pós- Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP) "Julho de Mesquita Filho" - Araraquara na linha de pesquisa: Sexualidade, Cultura e Educação Sexual. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Participante (estudante) Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA).

LUCI REGINA MUZZETI, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara

Professora Livre Docente em Sociologia da Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na Linha de Pesquisa "Sexualidade, Culturae Educação Sexual", integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX. 

MARIA FERNANDA CELLI DE OLIVEIRA, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras - Unesp Araraquara, na área de Sexualidade, Cultura e Educação Sexual, Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX  e do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte – GPECUMA. Bolsista CAPES.

ANDREZA OLIVIERE LOPES CARMIGNOLLI, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras - Unesp Araraquara, na área de Sexualidade, Cultura e Educação Sexual, Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Núcleo de Estudos da Sexualidade - NUSEX, docente na área de exatas com ênfase em matemática.

Referências

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Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos Originais