A INTERLOCUÇÃO ENTRE O EDUCADOR SURDO E O ALUNO SURDO, NO CONTEXTO ESCOLAR = THE INTERLOCUTION BETWEEN THE DEAF TEACHER AND THE DEAF STUDENT IN THE SCHOOL CONTEXT

Autores

  • Elisa Helena Reis Claretiano
  • Tárcia Regina da Silveira Dias

Resumo

A participação do surdo na sociedade e no contexto escolar é mais bem compreendida quando descortinamos a história dos surdos, ou seja, as relações entre a comunidade surda e a ouvinte, uma história que demonstra luta por poderes e saberes. A partir do resgate histórico, pode-se considerar uma nova construção social da surdez, um novo olhar que busca o reconhecimento político da surdez como diferença e a compreensão dos surdos em seus direitos como cidadãos. Além dos direitos assegurados pela Lei 10.436/02, que reconhece a língua de sinais como primeira língua dos surdos e o português como segunda língua, na modalidade escrita, a presença do educador surdo é de um importante mediador na construção desses novos caminhos na escolarização do aluno surdo e na convivência entre os grupos sociais ouvintes e surdos dentro do processo de inclusão. A partir dessas considerações, o estudo propõe conhecer o processo de interlocução entre o educador surdo e o aluno surdo, ambos sinalizadores, proposto para o aprofundamento dos conteúdos curriculares ao interagirem em língua de sinais no contexto escolar.  

Palavras-chave: surdez. Língua de Sinais. educação de surdos. educador surdo.

ABSTRACT

This study is the result of the worry to create a meaningful and contextual learning for deaf students registered in regular classrooms and who also go to resource classrooms. In order to obey the recent legislation, the deaf educator is an important mediator in the construction of the new educational routes and in the relationship between the social groups and in the inclusive process. This new educational agent makes the deaf community stronger; guarantees the signs language approach; and supports critical educational contextual; the deaf student freedom and the construction of new rights and knowledge. In this way, the focus of this research was to know the natural interlocution process between the deaf educator and the deaf student, the proposed school structure dialogues suggested in order to memorize and to deep the Brazilian Language Signs (Libras) knowledge in a scholarly subject.

Keywords: deafness. Sign language. deaf education. deaf educator.

Biografia do Autor

Elisa Helena Reis, Claretiano

Sou coordenadora pedagógica do centro educacional bom samaritano, professora efetiva do Estado (PEB I), tutora da disciplina Lingua Brasileira de Sinais e professora responsável pela mesma.

Publicado

2011-09-19

Edição

Seção

Artigos Originais