EMPREGABILIDADE E MODALIDADE DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PREFERÊNCIA DOS EMPREGADORES PARA CARGOS DE CHEFIA E LIDERANÇA

Autores

  • BRUNO DUARTE BELLODI Universidade Federal de Uberlândia
  • MARLI AUXILIADORA SILVA Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Empregabilidade. Modalidade de Formação Acadêmica. Ensino Presencial. Ensino a Distância (EaD)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a decisão de contratação de recrutadores e/ou empregadores para cargos de chefia e liderança, a partir da identificação de possíveis relações entre as variáveis empregabilidade e modalidade de formação acadêmica, presencial ou a distância. Usando como embasamento teórico autores como Grossman e Jhonson (2017), Jeancola (2011), Rocha e Silva (2019) investigou-se a temática, enfatizando a abordagem do problema adotou-se uma discussão de natureza quanti-qualitativa. Para a composição da amostra utilizou-se a técnica bola de neve (snowball) que consiste em solicitar a cada respondente uma indicação para aplicação do instrumento de pesquisa. A amostra final totalizou dezesseis respondentes que ocupam cargos de gerência de bancos, sócios de empresas e recrutadores e gestores de recursos humanos. Os resultados mostram que a modalidade de ensino cursada e a experiência do candidato são fatores decisivos para a contratação de candidatos para cargos de chefia e liderança. Os resultados denotam, também, a preferência por candidatos graduados pela modalidade de ensino presencial. Fator como sexo dos candidatos não interfere na decisão de contratação, ao contrário do fator idade que revelou dissenso quanto à importância atribuída pelos respondentes para a contratação de candidatos a cargos de chefia e liderança. Confirmou-se que o conhecimento do próprio respondente quanto à modalidade a distância aumentou sua disposição para contratação de candidatos formados nessa mesma modalidade.

Biografia do Autor

BRUNO DUARTE BELLODI, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia

MARLI AUXILIADORA SILVA, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (NEPACC) com temáticas relacionadas à educação contábil, gênero e custos e inovação.

Referências

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Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

Artigos Originais