O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM VISTAS NA REALIDADE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL = THE HISTORY AND GEOGRAPHY TEACHING: AN INTERDISCIPLINARY PROJECT AIMING AT THE REALITY OF THE STUDENTS ON ELEMENTARY SCHOOL

Autores

  • Vânia de Fátima Martino Unesp - Universidade Estadual Paulista- Campus de Franca- SP
  • Filipe Pimenta Carota Universidade Estadual Paulista- Campus de Franca-SP

Resumo

Trata-se de um projeto em desenvolvimento no ano de 2011 junto a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Núcleo de Ensino/UNESP – Campus de Franca cujo objeto de pesquisa e ação didático-pedagógica é o ensino da História e da Geografia no 9º Ano (8ª Série) do Ciclo II do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino no Município de Franca. Na constituição deste trabalho busca-se desenvolver e aprofundar conhecimentos que gerem a interlocução entre os conteúdos programáticos das disciplinas de história e geografia, partindo de um conhecimento histórico construído ao longo do tempo, interligando-o aos estudos da geografia em uma dimensão espacial. Nosso principal enfoque é levar o aluno a compreensão do mundo no qual se insere, ou seja, a sociedade do século XXI em suas diferentes dimensões: temporais espaciais, políticas, sociais, etc.

 

Palavras-chave: ensino de história. metodologia do ensino. memória.

 

 

ABSTRACT

 

It’s a project that is being developed on 2011 year, along the Human and Social Science College and the Teaching Center/UNESP – Franca Campus. The objective of research and didactic pedagogic action is the teaching of History and Geography on 9th grade of 2nd Cycle of the Elementary School at the Public State Education in the city of Franca. On the constitution of this effort we look for developing and deepen knowledge that manage the dialogue between the programmatic contents of the subject matter of History and Geography, starting from a history knowledge built over time, connecting it to the studies of Geography in a spatial dimension. Our main focus is to take the student to the comprehension of the world it is insert, in other words, the XXI century society in its different
dimensions: temporal, special, politic, social, etc.

 

Keywords: the teaching of History. teaching methodology, memory.

Biografia do Autor

Vânia de Fátima Martino, Unesp - Universidade Estadual Paulista- Campus de Franca- SP

Possui graduação/licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986)/Campus de Franca, Mestrado em História do Brasil Colonial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor assitente doutora efetiva da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP - Campus de Franca de Didática e História da Educação na graduação em História, Coordenadora do Curso Preparatório para o Vestibular e Vice- Coordenadora do Curso de História da UNESP de Franca. É Lider do grupo de pesquisa CNPq intitulado: Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais:mudanças e permanências É avalidora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. É Membro Efetivo Externo PIBIC/CNPq da UNI-FACEF - Franca. Tem experiência na área de Educação e desenvolve pesquisas e orientações no campo de Ensino de História, Políticas Públicas e História da Educação.

Filipe Pimenta Carota, Universidade Estadual Paulista- Campus de Franca-SP

É aluno da graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP-Campus de Franca, membro bolsista do grupo de extensão NEACE (Núcleo de Estudos e Ações Educacionais) e colaborador do Núcleo de Ensino da UNESP-Franca.

Publicado

2011-09-19

Edição

Seção

Núcleo de Ensino