ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PAULO FREIRE: DOCENTES EM DIÁLOGO

Lourival José Martins Filho

Resumo


Trata-se de uma pesquisa que procurou identificar em que medida a leitura de algumas obras de Paulo Freire contribui para a prática pedagógica de professores e professoras nos anos iniciais do ensino fundamental. A ancoragem teórica se sustenta em obras clássicas de Paulo Freire. Numa abordagem qualitativa o trabalho foi realizado com indicativos da pesquisa ação a partir de encontros realizados com 27 docentes atuantes em escolas da rede estadual de Santa Catarina. Paulo Freire enquanto epígrafe, Paulo Freire e a luta do magistério, Paulo Freire enquanto indicativo pedagógico e Paulo Freire como opção de vida foram as dimensões que fluíram a partir da leitura exaustiva das sínteses dos encontros realizados. O trabalho evidencia a atualidade do pensamento de Paulo Freire na feitura de uma escola em que a docência é intencional permeada por uma concepção de educação democrática, solidária e inclusiva. 


Palavras-chave


Paulo Freire. anos iniciais do ensino fundamental. docência.

Referências


FREIRE, Paulo. Professora sim; tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.5016/camine.v11i1.2867


CAMINE: Cam. Educ. = CAMINE: Ways Educ., Franca, SP, Brasil - eISSN 2175-4217 - está licenciada sob Licença Creative Commons