POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO: A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2651

Palavras-chave:

Estrutura pública educacional. Ensino camponês. Realidade Rural

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o cenário do ensino rural no Brasil, dentro da estrutura das políticas públicas na educação. Buscou-se entender a evolução do ensino e suas políticas, historicamente, junto à evolução do ensino. Utilizaram-se dados secundários, para discutir questões do ensino aos camponeses. Compreendeu-se que, apesar a adoção de políticas de educação rural e do crescimento do índice de alfabetismo, o rural enfrenta uma educação excludente. Criando o conceito de educação no campo, mais adequado à realidade camponesa. A industrialização, a mecanização e uma política “errada”, são apontadas como os grandes vilões para a solução dos problemas da educação rural no Brasil. 

Biografia do Autor

Maria do Carmo Maracajá Alves, Universidade Federal Rural do Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutoranda em Estudo das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Jose Eduardo Melo Barros, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba

Josefa Edileide Santos Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutoranda em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marcelo da Costa Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2019-05-16

Edição

Seção

Resenhas