O PROCESSO SOCIOEDUCACIONAL DE ENSINO POR MEIO DOS PILARES EDUCACIONAIS

Autores

  • Diego Henrique dos Santos Pinto Centro Universitário Claretiano de Batatais
  • Kelly Cristina da Silva Cruz Centro Universitário Claretiano de Batatais
  • Renata Andrea Fernandes Fantacini Centro Universitário Claretiano de Batatais
  • Karina de Melo Conte Centro Universitário Claretiano de Batatais

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2617

Palavras-chave:

Gestão educacional. Pilares educacionais. Sociedade. Organização e funcionamento.

Resumo

O artigo abordou como são os seis pilares educacionais para a gestão educacional de modo que relatou como se obtém a integração para a melhoria da organização e funcionamento institucional, metodologias e aprimoramento do processo ensino e aprendizagem, se fazendo necessário a integração de todos os membros da escola e sociedade por meio de uma gestão democrática participativa. O presente estudo teve como justificativa abordar a gestão educacional e seus pilares como fatores em constantes desenvolvimentos e não como termos já concluídos dentro de cada instituição escolar. O objetivo geral deste estudo foi compreender a importância da integração entre os pilares da gestão educacional, buscando identificar melhorias em todos os pilares educacionais. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Discutimos neste estudo a relevância e a importância do conhecimento dos seis pilares da gestão escolar juntamente com a atuação pedagógica envolvendo todos os membros da instituição escolar e sociedade por meio de uma gestão democrático participativa para que se possa identificar a gestão como um meio que se transforma e adapta conforme cada necessidade institucional e social. Consideramos relevante ressaltar que a gestão escolar possui seus seis pilares para serem utilizados em prol de melhorias em todo o processo administrativo, metodológico, pedagógico na qual se inclui todos os profissionais da instituição escolar e da sociedade com o proposito de se obter um ensino e aprendizagem com êxito.

Biografia do Autor

Diego Henrique dos Santos Pinto, Centro Universitário Claretiano de Batatais

Pedagogo formando pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2017).

Kelly Cristina da Silva Cruz, Centro Universitário Claretiano de Batatais

Pedagoga formanda pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2017).

Renata Andrea Fernandes Fantacini, Centro Universitário Claretiano de Batatais

Doutora em Educação Especial, pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEES - UFSCar). Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML - 2013). 

Karina de Melo Conte, Centro Universitário Claretiano de Batatais

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP/USP (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação FE/USP (2013). Atua como coordenadora e docente no Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura do Claretiano Rede de Educação. Também atua no curso de pós-graduação Stricto sensu em nível de Mestrado Profissional Saúde e Educação na Universidade de Ribeirão Preto. Membro como pesquisadora do Grupo Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador-GEPEFE/FE/USP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo- GEPEFOR /FFCLRP/USP - CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo e pedagogia universitária.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 ago. 2016.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. (org.) Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: politicas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. São Paulo: UNESP/UNIVESP, 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/32/3/LDB_Gestão.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.

LUCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

TEIXEIRA, Larissa; LIMA, Vanda Moreira Machado. Gestão democrática e papel da equipe gestora: visão dos profissionais de uma escola pública municipal. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNESP, 27., 2015. Atibaia. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:1muqIKCPpq0J:prope.unesp.br/cic/admin/ver_resumo.php?area=100083&subarea=25128&congresso=37&CPF=43485853852 &cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 20 set. 2016.

Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigos Originais