O PROCESSO SOCIOEDUCACIONAL DE ENSINO POR MEIO DOS PILARES EDUCACIONAIS

Diego Henrique dos Santos Pinto, Kelly Cristina da Silva Cruz, Renata Andrea Fernandes Fantacini, Karina de Melo Conte

Resumo


O artigo abordou como são os seis pilares educacionais para a gestão educacional de modo que relatou como se obtém a integração para a melhoria da organização e funcionamento institucional, metodologias e aprimoramento do processo ensino e aprendizagem, se fazendo necessário a integração de todos os membros da escola e sociedade por meio de uma gestão democrática participativa. O presente estudo teve como justificativa abordar a gestão educacional e seus pilares como fatores em constantes desenvolvimentos e não como termos já concluídos dentro de cada instituição escolar. O objetivo geral deste estudo foi compreender a importância da integração entre os pilares da gestão educacional, buscando identificar melhorias em todos os pilares educacionais. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Discutimos neste estudo a relevância e a importância do conhecimento dos seis pilares da gestão escolar juntamente com a atuação pedagógica envolvendo todos os membros da instituição escolar e sociedade por meio de uma gestão democrático participativa para que se possa identificar a gestão como um meio que se transforma e adapta conforme cada necessidade institucional e social. Consideramos relevante ressaltar que a gestão escolar possui seus seis pilares para serem utilizados em prol de melhorias em todo o processo administrativo, metodológico, pedagógico na qual se inclui todos os profissionais da instituição escolar e da sociedade com o proposito de se obter um ensino e aprendizagem com êxito.

Palavras-chave


Gestão educacional. Pilares educacionais. Sociedade. Organização e funcionamento.

Referências


BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 ago. 2016.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. (org.) Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: politicas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. São Paulo: UNESP/UNIVESP, 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/32/3/LDB_Gestão.pdf. Acesso em: 20 set. 2016.

LUCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

TEIXEIRA, Larissa; LIMA, Vanda Moreira Machado. Gestão democrática e papel da equipe gestora: visão dos profissionais de uma escola pública municipal. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNESP, 27., 2015. Atibaia. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:1muqIKCPpq0J:prope.unesp.br/cic/admin/ver_resumo.php?area=100083&subarea=25128&congresso=37&CPF=43485853852 &cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 20 set. 2016.





CAMINE: Cam. Educ. = CAMINE: Ways Educ., Franca, SP, Brasil - eISSN 2175-4217 - está licenciada sob Licença Creative Commons