CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE SURDEZ EM UMA DIRETORIA DE ENSINO DO INTERIOR PAULISTA

Autores

  • Aline Crociari Diretoria de Ensino de Araraquara e Instituto Municipal Matonense de Ensino Superior - IMMES Matão
  • Luci Pastor Manzoli Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr UNESP Araraquara. Departamento de Didática. Programa de Pós Graduação em Educação Escolar.

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2597

Palavras-chave:

surdez, inclusão escolar, formação continuada de professores

Resumo

A partir da LDB 9.394/96, que garante um ensino inclusivo com igualdade de condições, permanência e aprendizagem para todos os alunos, novos documentos  surgiram como a Lei 10.436/2002,  garantindo às pessoas com surdez o direito ao uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras como  meio legal de comunicação e expressão,  necessitando, portanto, a oferta de uma educação bilíngue e capacitação de professores. O objetivo do presente estudo foi analisar as Propostas Pedagógicas dos cursos sobre surdez na formação continuada de professores do ensino fundamental e médio de uma Diretoria de Ensino de uma cidade do interior paulista. O estudo se definiu pela abordagem qualitativa utilizando como fonte de informações a análise documental dos arquivos da área de Educação Especial dessa Diretoria. Os resultados mostraram que foram oferecidos no período de 2003 a 2017, oito (8) cursos sendo 5 denominados Introdução à Língua Brasileira de Sinais- Libras e três (3) referentes a Curso Básico de Libras com uma carga horária de 30 horas teoria/prática, ministrados no período noturno, uma vez por semana durante três meses para um grupo de Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores do Ensino Fundamental e Médio, somando 30 participantes em cada curso. Denotou-se uma insuficiência dos cursos voltados para essa área, destacando como pontos positivos a utilização de referenciais teóricos de grande reconhecimento, bem como uma série de materiais ilustrados para conduzir as aulas num contexto de dinamicidade visando reflexões sobre a perspectiva bilíngue na escola inclusiva.

Biografia do Autor

Aline Crociari, Diretoria de Ensino de Araraquara e Instituto Municipal Matonense de Ensino Superior - IMMES Matão

Mestrado em Educação Escolar pelo Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da FCLAr; PCNP de EducaçãoEspecial da Diretoria de Ensino de Araraquara e Professora responsável pelo atendimento dos alunos com deficiência no IMMES.

 

Luci Pastor Manzoli, Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr UNESP Araraquara. Departamento de Didática. Programa de Pós Graduação em Educação Escolar.

 Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar  e docente aposentada do Dep. de Didática da FCLar. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educaçõ Especial credenciado pelo CNPq. 

 

 

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Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigos Originais