TRAJETÓRIAS INTERROMPIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA EM RELAÇÃO AO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR NA UFBA = INTERRUPTED TRAJECTORIES IN PSYCHOLOGY COURSE IN RELATION TO INTERDISCIPLINARY BACHELOR AT UFBA

Autores

  • Monica Lima Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Denise Coutinho Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Princeton University (EUA)
  • Vanuzia Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

Apresentam-se algumas considerações sobre trajetórias interrompidas (evasão) no Curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, no momento de implantação Bacharelados Interdisciplinares. Realizou-se revisão de literatura sobre o tema e foram entrevistados seis estudantes que ingressaram em 2009 e 2012 e abandonaram o curso. Discute-se o processo de evasão, a partir dos motivos para a escolha do curso, expectativa frente ao ingresso no curso, adaptação ao curso e à universidade, situação atual em relação ao ensino superior. As entrevistas foram realizadas por telefone e por e-mail, de acordo com a disponibilidade dos entrevistados. As trajetórias interrompidas dos entrevistados em relação ao CPL-Psico não indicam fracasso pessoal e possibilitam repensar a evasão como reorientação da carreira profissional. Além disso, destaca-se a importância do processo de escolha profissional como relevante para compreender o que se tem chamado de evasão nas instituições de ensino superior.

Palavras-chave: evasão universitária. formação em psicologia. ensino superior. estudos sobre universidade.

 

ABSTRACT

This paper presents some considerations on interrupted trajectories (dropout) in Psychology Course at the Federal University of Bahia, at the time of implantation of the Interdisciplinary Bachelors. A literature review was conducted on the subject as well as interviews with six students who entered in 2009 and 2012 and dropped out of the course. It discusses the process of dropout, from the reasons for choosing the course; expectation towards the entrance to the course; adapting to the course and university; current situation in relation to higher education. The interviews were conducted by phone and e-mail, according to the availability of respondents. The discontinued trajectories of respondents in relation to the traditional Psychology course do not indicate personal failure and enable us to rethink dropout as reorientation of professional career. Moreover, we highlight the importance of the process of career choice as relevant to understanding what has been called dropout in higher education institutions.

Keywords: university dropout. training in psychology. higher education. university studies.

Biografia do Autor

Monica Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Adjunto IV do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Psicologia pela UFBA (1997), Mestrado (2000) e Doutorado em Saúde Pública/Coletiva (2005) pelo Instituto de Saúde Coletiva (UFBA). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Saúde Mental do ISC/UFBA, do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Vinculares em Saúde Mental do IPS/UFBA e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Programas de Reestruturação da Universidade Brasileira. Colaboradora da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP). Membro da Comissão Especial de Articulação Serviço Ensino (UFBA). Representante do IPS no Conselho Acadêmico de Ensino (CAE). Membro da Câmara Técnica de Saúde Mental na Comissão Nacional de Residências Multiprofissional e em área profissional. Tutora do PET-Saúde Multiprofissional. Professora Permanente da Pós-Graduação em Psicologia (IPS/UFBA). Dedica-se aos campos da Psicologia da Saúde e Social, e aos estudos sobre Saúde Mental e Formação e Atuação de Profissionais de Saúde, particularmente, os de psicologia. Atualmente, coordena o Projeto Trajetórias Acadêmicas e Construção e Significados e Sentidos na Transição dos Bacharelados Interdisciplinares a Formação em Psicologia na UFBA..

Denise Coutinho, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Princeton University (EUA)

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período sanduíche na Princeton University e pós-doutorado pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA). Docente da UFBA. Bolsista Pós-Doutorado FAPESB (Processo 1663/2013).

Vanuzia Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista PIBIC do Programa Permanecer – UFBA.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos Originais