A GESTÃO DA ESCOLA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM = SCHOOL MANAGEMENT AND TEACHING-LEARNING PROCESS

Maria Marlene Miranda Aguiar

Resumo


Este artigo tem a finalidade de apresentar o gestor escolar não só como um líder administrativo e financeiro, mas como líder participativo e democrático, que tenha habilidade de se relacionar bem com a comunidade escolar e como líder pedagógico eficaz que tenha visão e liderança, que propicie elevados padrões acadêmicos, competências sócioemocionais, forme parcerias entre escola, família, comunidade e monitore constantemente o progresso dos alunos, pois diferente das demais empresas, o lucro da escola é a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, utilizamos o materialismo histórico para dar embasamento teórico às discussões, principalmente no que diz respeito às características das escolas bem sucedidas, aos fatores que contribuem para o insucesso escolar e às condições que propiciam um ambiente de aprendizagem. Para isto, os excertos de Patto (2010) e a história do menino americano repetente (1944) vêm representar a realidade nesse contexto de discursões.

Palavras-chave: gestão participativa. aprendizagem escolar. alunos.

 

ABSTRACT

This article aims to present the school manager not only as an administrative and financial leader, but as a participative and democratic leader, who has the ability to get along with the school community and as an effective educational leader who has vision and leadership that fosters high academic standards, who has socio-emotional skills, that can establish partnerships between school, family and community, and constantly monitor student progress, because, differently from other enterprises, the profit of a school is the students learning. Thus, we use historical materialism to give theoretical support to the discussions, especially about the characteristics of successful schools, the factors that contribute to school failure and the conditions that promote a learning environment. For this, the excerpts from Patto (2010) and the story of American repeating student (1944) come to represent reality in this context discussions.

Keywords: participative management. school learning. students.





CAMINE: Cam. Educ. = CAMINE: Ways Educ., Franca, SP, Brasil - eISSN 2175-4217 - está licenciada sob Licença Creative Commons