O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO E A GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR = HISTORICAL DEVELOPMENT OF ADMINISTRATION AND MANAGEMENT OF UNDERGRADUATE SCHOOLS

Autores

  • Rafael Castro Rabelo Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Mestre em Educação pela PUC-Goiás. Docente convidado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
  • Beatriz Aparecida Zanatta Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás.
  • José Maria Baldino Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás.

Resumo

Este artigo parte do pressuposto de que o trabalho humano que se realiza numa instituição escolar de ensino superior tem a gestão como um dos elementos essenciais. A questão que norteou a pesquisa foi: qual a influência das diferentes escolas de gestão no modo de gerir implantado no ensino superior brasileiro público e privado? A relevância da investigação evidencia-se na contribuição que traz para a compreensão da gestão na universidade na atualidade, bem como seus elementos e suas contradições. Optamos pela pesquisa bibliográfica. O objetivo geral foi descrever a gênese da administração como campo de conhecimento e de práticas voltadas para as organizações. Com este objetivo, selecionamos, entre outras, obras de dois autores da área da administração de empresas no Brasil: Idalberto Chiavenato e Reinaldo Oliveira da Silva. Primeiramente, procurando mostrar o desenvolvimento da administração na sociedade, particularmente nas organizações desde as civilizações antigas, passando pela administração pré-moderna e o surgimento das principais Teorias Administrativas, como: a Administração Cientifica, o surgimento da Teoria Clássica da Administração, a Administração Burocrática, a Administração das Relações Humanas, a Administração Estruturalista, e, por fim, a Administração Sistêmica, para, em seguida, considerar a importância dessa administração no campo da educação, em especial no âmbito da gestão na universidade.

Palavras-chave: gestão na universidade. desenvolvimento histórico da administração. gestão burocrática.

 

ABSTRACT

This article assumes that human work that takes place in as undergraduate school has the management as one of its essential elements. The question that guided the research was: what is the influence of different management schools in the way of managing public and private Brazilian colleges? This issue is relevant because contributes to understand the currently management of the university, its elements and contradictions. This is a bibliographic research that has as aim to describe the administration genesis of the administration as a field of knowledge, and its practices oriented to organizations. Therefore were selected, among others, production of two authors in the field of business administration in Brazil: Idalberto Chiavenato and Reinaldo Oliveira da Silva. First, demonstrating the development of management in society, particularly in organizations since the antique civilizations, passing by the pre-modern administration and the emergence of the main Administrative Theories, as: the Scientific Administration, the Classic Theory of Administration, the Bureaucratic Administration, the Administration of the Human Relations, the Structuralist Administration and, lastly, the Systemic Administration to, next, consider the importance of this administration in the educational field, particularly in the university management.

Keywords: university management. historical administration development. bureaucratic management.

Biografia do Autor

Rafael Castro Rabelo, Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Mestre em Educação pela PUC-Goiás. Docente convidado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Mestre em Educação pela PUC-Goiás. Docente convidado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Beatriz Aparecida Zanatta, Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás.

José Maria Baldino, Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás.

Publicado

2014-06-16

Edição

Seção

Artigos Originais