USO DE METODOLOGIA DE ENSINO INTEGRADO EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR = USE OF METHODOLOGY OF INTEGRATED TEACHING IN A BUSINESS ADMINISTRATION DEGREE: EXPERIENCE OF INTERDISCIPLINARITY

Carolina Freddo Fleck, Debora Nayar Hoff

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta desenvolvida por docentes do curso de Administração da Universidade Federal do Pampa de criar um eixo comum entre disciplinas. Esse eixo foi construído a partir da utilização da pesquisa de mercado em diferentes espaços no curso de Administração e não apenas nas disciplinas de Marketing, onde comumente é trabalhada, a fim de que as várias disciplinas (Fundamentos de Marketing; Empreendedorismo e Estatística) pudessem conversar de forma mais integrada, desenvolvendo os aspectos da interdisciplinaridade e da tríade ensino, pesquisa e extensão. Identificou-se na disciplina de Empreendedorismo a necessidade, para seu desenvolvimento, de usar a Pesquisa de Mercado que o professor de Fundamentos de Marketing tinha em seu plano de ensino a previsão de abordar e aprofundar. Além disso, o professor de Estatística havia previsto usar a pesquisa para exercitar a tabulação e análise de dados, parecendo então pertinente articular nas três disciplinas, iniciativas em função de um objetivo comum: exercitar todo o processo de pesquisa, da identificação de um problema de caracterização do mercado consumidor até a participação em um evento de publicização de resultados, comparando métodos de ensino e desempenho dos alunos, fazendo com que a experiência construída e executada conjuntamente auto-suportasse o processo. Os resultados apresentados demonstram que os acadêmicos, apesar de encontrar dificuldades e admiti-las, consideram pertinente o uso desse tipo de metodologia de ensino. A experiência é uma forma de demonstrar que as áreas dentro de um curso de Administração integram-se e que essa integração faz parte das exigências do mundo profissional, o qual os discentes estão próximos de experienciar.

Palavras-chave: interdisciplinaridade. seminário de integração. administração. ensino de graduação.

 

ABSTRACT

This article aims to present a proposal developed by teachers of Business Administration Undergraduate Course of the Federal University of Pampa, to create a common axis between disciplines. This axis have been made from the use of market research in different spaces in the administration course, not just in the disciplines of marketing, which commonly is crafted, in order that the various subjects (Fundamentals of Marketing, Entrepreneurship and Statistics) could compose in a more integrated manner; developing the interdisciplinary aspects of the triad: teaching, research and extension. It was identified that was necessary to use the market research to develop the Entrepreneurship subject. The professor of Foundations of Marketing had, in his teaching plan, the forecast of approach and plunge into the market research. Moreover, the professor of Statistics had forecast to use the market research to practice the tabulation and analysis of data. Then, seemed relevant to articulate
in the three subjects, initiatives to a common goal: to exercise the entire research process, from the identification of a characterizing consumer market problem, to the participation in an event publicizing the results, comparing the teaching methods and students’ performance, such that the experience jointly constructed and implemented could self-support the process. The results evidenced the academics, despite of facing difficulties and admit them, considered relevant the use of this teaching methodology. This experience is a way to demonstrate that areas into the Business Administration Undergraduate Course can be integrated, and that the integration is part of requirements of the professional world, which the students are coming to experience.

Keywords: interdisciplinarity. seminar integration. administration. teaching undergraduate.





CAMINE: Cam. Educ. = CAMINE: Ways Educ., Franca, SP, Brasil - eISSN 2175-4217 - está licenciada sob Licença Creative Commons