LAS AULAS MULTISENSORIALES COMO RECURSO PARA ATENCION EDUCATIVA DE ALUMNOS CON DEFICIENCIA = MULTISENSORY CLASSROOMS AS A RESOURCE FOR THE EDUCATIONAL CARE OF STUDENTS WITH DEFICIENCY

Autores

  • Eladio Sebástian Heredero Universidad de Alcalá
  • Lorena Arce Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)
  • Marta Bahón Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)
  • Isabel Calero Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)
  • Esther Días Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)
  • Andrea Dueñas Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Resumo

Este trabajo aquí presentado recoge una parte de una investigación desarrollada al objeto de conocer buenas prácticas en materia de atención educativa a los alumnos con deficiencia. En este caso en concreto se presenta un recurso como son las aulas multisensoriales, sus tipos y algunas características básicas de ellas. En una segunda parte se recogen tres experiencias concretas de aulas multisensoriales que funcionan en centros educativos y que son consideradas buenas prácticas para la atención al alumnado en general y específicamente para aquellos que presentan necesidades educativas especiales. Con el resultado de esta recopilación esperamos contribuir para que los profesionales de la educación conozcan algunas formas concretas de trabajar y, sobre todo, como estas ayudan al desarrollo de los niños con deficiencias y hacen que evolucionen de una mejor y más rápida manera. 

Palabras clave: aulas multisensoriales. alumnos con deficiencia. recursos educativos.

 

ABSTRACT

The work presented here contains a part of a research project developed in order to disseminate good practice in providing education to disabled pupils. In this particular case presents a resource such as multisensory classroom, their types and some basic characteristics of them. In the second part, gather three classrooms concrete multisensory experiences operating in schools that are considered best practices for attention to students in general and specifically for those with special educational needs. With the result of this collection we hope to contribute to education professionals know some concrete ways of working and, above all, how are you helping the development of children with impairments and make it evolve in a better and faster way.

Keywords: multi-sensory classrooms, students with disabilities, educational resources.

Biografia do Autor

Eladio Sebástian Heredero, Universidad de Alcalá

Possui Graduaçao pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), Post Graduaçao pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), Doutorado pela Universidade de Alacalá (Espanha). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional e Escola Inclusiva e na área de formaçao de professores. Professor da Universidad de Alcalá (Espanha) e Professor colaborador da UNESP (Brasil). Diretor do Centro de Formaçao Permanente do professorado da Conselheria de Educaçao em Guadalajara (Espanha)

Lorena Arce, Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Marta Bahón, Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Isabel Calero, Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Esther Días, Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Andrea Dueñas, Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Professora do sistema de educação primária de Madri (Espanha)

Publicado

2013-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais