PAULO FREIRE E O SONHO POSSÍVEL: EDUCAÇÃO POLÍTICA, UTOPIA E LUTA

Autores

  • Cacilda Ferreira dos Reis
  • Nívia Barreto dos Anjos
  • Marilde Queiroz Guedes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar a percepção crítica de Paulo Freire sobre o sonho possível, destacando o caráter de coletividade, estrutura teórica e prática para o seu alcance. E como objetivos específicos: - Compreender que a educação política deve ser uma prioridade, pois tudo requer decisão política, - Destacar a mensagem de luta história deixada por Paulo Freire; - Ressaltar que não existe o amanhã sem projeto, sem sonho, sem esperança e, sem utopia. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com o emprego dos métodos mistos. Desse modo, realizou-se um estudo bibliográfico consultando as obras do educador, esmiuçando três ideias-força essenciais: educação política, luta e utopia. Em seguida, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com o uso do Microsoft Excel e do World Sift.org, para sistematização e análise dos dados gerados. Salienta-se que a educação política, será sempre um diferencial na busca coletiva do sonho possível. Mas ela precisa estar associada à luta e à utopia. Destaca-se a relevância e atualidade do pensamento Freireano na afirmação da educação emancipadora, para construção de uma sociedade sem
oprimidos e opressores e com justiça social. 

Biografia do Autor

Cacilda Ferreira dos Reis

Cacilda Ferreira dos Reis - Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica
do Salvador. Mestra em Política Social/UnB e doutora em Ciências Sociais/Unicamp.
Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e
Sociais-UFOB. Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia da Bahia - Reitoria. ORCID https://orcid.org/0000-0001-5409-9040.
E-mail cacildafreis1@gmail.com

Nívia Barreto dos Anjos

Doutoranda em Serviço Social no Instituto Universitário de Lisboa. Mestra em
Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador, especialista em
Instituições Públicas de Ensino e no Programa Integral da Educação Profissional ao
Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo
Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – CEFET-BA. Assistente
Social do IF Baiano Campus Santa Inês. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas
sobre Serviço Social na Educação – GEPESSE. ORCID:
https://orcid.org/0000-0002-4225-9868. E-mail: nivia.barreto@ifbaiano.edu.br

Marilde Queiroz Guedes

Marilde Queiroz Guedes – doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. Mestra em Educação Brasileira pela
Universidade Federal de Goiás – UFG/GO. Professora do Permanente do Programa de
Mestrado em Ciências Humanas e Sociais – PPHCHS/UFOB. Líder do Grupo de
Pesquisa Formação de Professor e Currículo – FORPEC. ORCID
https://orcid.org/0000-0002-9722-7505. E-mail marildequeiroz@outlook.com

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Publicado

2024-10-15