A INEXORABILIDADE ENTRE A HUMANIDADE E O MEIO AMBIENTE: IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO E DO NEOLIBERALISMO NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a saúde humana e os contemporâneos danos ao meio ambiente, no sentido de explicitar a relação indissociável entre a vida humana, a manutenção e a preservação do meio ambiente. Além disso, o trabalho pretende conectar os fenômenos políticos e econômicos do neoliberalismo e da globalização às dimensões da precarização da saúde pública e ambiental. A metodologia de trabalho utilizada foi uma revisão da literatura sobre o tema, dando enfoque às epistemologias do Sul, bem como a análise de dados acerca dos elementos componentes da provável e próxima crise climática, tais como o desmatamento e o aumento da produção de lixo. Dessa forma, pretende-se demonstrar o resultado do impacto da doutrina política-econômica neoliberal na saúde pública e ambiental, somado ao contexto globalizado relacionado ao aumento de produção e de consumo de bens em detrimento do meio ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.