A INEXORABILIDADE ENTRE A HUMANIDADE E O MEIO AMBIENTE: IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO E DO NEOLIBERALISMO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

  • João Cenamo Baldi Freitas
  • Fernanda de Castro

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a saúde humana e os contemporâneos danos ao meio ambiente, no sentido de explicitar a relação indissociável entre a vida humana, a manutenção e a preservação do meio ambiente. Além disso, o trabalho pretende conectar os fenômenos políticos e econômicos do neoliberalismo e da globalização às dimensões da precarização da saúde pública e ambiental. A metodologia de trabalho utilizada foi uma revisão da literatura sobre o tema, dando enfoque às epistemologias do Sul, bem como a análise de dados acerca dos elementos componentes da provável e próxima crise climática, tais como o desmatamento e o aumento da produção de lixo. Dessa forma, pretende-se demonstrar o resultado do impacto da doutrina política-econômica neoliberal na saúde pública e ambiental, somado ao contexto globalizado relacionado ao aumento de produção e de consumo de bens em detrimento do meio ambiente.

Biografía del autor/a

João Cenamo Baldi Freitas

Graduando em direito pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus Franca.

Fernanda de Castro

Fernanda de Castro. Pesquisa de pós-doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mestra em planejamento e análise de políticas públicas e doutora em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), UNESP campus de Franca.    

Publicado

2023-11-13

Número

Sección

Artigos