GESTÃO EMPRESARIAL, SERVIÇO SOCIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo a Responsabilidade Social como estratégia de gestão empresarial, entendendo ser a mola propulsora para provocar impacto socioambiental à comunidade externa e interna de quaisquer instituições empresariais. A responsabilidade social, sendo então um modelo de gestão, se define pela relação ética e transparência da empresa, com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis como desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. O novo papel que a empresa assume nos dias atuais, ao lado do Estado, é inquestionável. Existem inúmeras questões a serem debatidas diante deste papel, especialmente dentro do sistema capitalista, entretanto a presença da empresa na sociedade causa grandes impactos. Diante deste cenário complexo, o foco desta pesquisa será compreender se de fato a responsabilidade social como modelo de gestão empresarial contribui para o desenvolvimento social ou trata-se unicamente de uma proposta de agregar valor ao negócio da empresa, sem ações efetivas para o público atendido. É inegável que tal mentalidade de responsabilidade social só poderá ser efetiva a partir de lideranças executivas com visão sistêmica e que entendem tais fatores acima citados, como a função social da empresa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.