A NEGAÇÃO DO ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO E O ACESSO À ASSISTÊNCIA SOCIAL: OS ENTRAVES BUROCRÁTICOS DA “INCLUSÃO”

Auteurs-es

  • Renata Rocha Anjos Garcia
  • Nayara Hakime Dutra

Résumé

Pensar no acesso a assistência social e a relação com o trabalho se apresenta como um desafio, especialmente no contexto atual, no qual o acesso ao mundo do trabalho, mesmo em condições precárias, se torna cada vez mais escasso e, sua garantia não representa sinônimo de necessidades atendidas, contribuindo significativamente para o aumento do público que demanda atenção da assistência social, bem como sua diversificação. O agravante é que as ofertas se tornam cada vez mais precárias nesse campo, tendo em vista a ofensiva neoliberal que persiste na desregulamentação dos direitos sociais em todos os campos possíveis e na lógica da burocracia da “provação” da figura do necessitado.

Bibliographies de l'auteur-e

Renata Rocha Anjos Garcia

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca. Brasil. Docente e coordenadora do curso de Serviço Social da Gran Tiete.

Nayara Hakime Dutra

Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca). Pós Doutoranda em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Assistente Doutor- Departamento de Serviço Social e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Unesp - Franca-SP Brasil.

Téléchargements

Publié-e

2023-11-13

Numéro

Rubrique

Artigos