A CULPABILIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS FRENTE À MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE SEMILIBERDADE

Autores

  • Lindsay Lemos Gonçalves Ferreira
  • Larissa Cristina Oliveira
  • Nayara Hakime Dutra

Resumo

O presente artigo traduz uma reflexão fundamental para o trabalho social com famílias no trato com medida socioeducativa de semiliberdade. A partir do contato com famílias envolvidas nesta realidade, por meio das oficinas desenvolvidas pelo projeto de extensão universitária FAFAMI: Falar de Família é Familiar, criado no ano de 2012 na Universidade Estadual Paulista no município de Franca-SP e vinculado ao Centro Jurídico Social do campus, como retorno e aproximação da comunidade e troca de saberes. Assim, visa apontar uma contextualização histórica acerca das famílias no sistema capitalista de produção, bem como os impactos que estas estão enfrentando diante as diversas transformações sociais, econômicas e políticas.

Biografia do Autor

Lindsay Lemos Gonçalves Ferreira

Mestranda no programa de pós graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista UNESP (2019). É graduada em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Estadual Paulista UNESP (2008). Membro e pesquisadora do grupo de estudos GEDUCAS (Grupo de Estudos e Pesquisa da Dimensão Educativa no Serviço Social).

Larissa Cristina Oliveira

Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social de Buritizal/SP formada pela Unesp – Campus de Franca/SP. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social pela Unesp – Campus de Franca/SP. Integrante do Projeto Falar de família é familiar –FAFAMI, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a dimensão educativa no trabalho social – GEDUCAS e do Grupo de Pesquisa Família, Sociedade e Educação: perspectivas e tendências – GEPEFA.

Nayara Hakime Dutra

Pós doutoranda em Serviço Social na Universidade do Rio de Janeiro. Doutora em Serviço Social, docente do Departamento de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP – Campus de Franca – SP. Vice-coordenadora do Programa de Pós graduação em Serviço Social Unesp – Campus de Franca – SP. Coordenadora do Projeto Falar de família é familiar – FAFAMI, vice-líder do Grupo de Pesquisa Família, Sociedade e Educação: perspectivas e tendências – GEPEFA.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Edição

Seção

Artigos