DIREITO E SERVIÇO SOCIAL: FAMÍLIAS EM TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Helena Vicentini Julião
  • Larissa Cristina Oliveira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contribuir para uma reflexão multidisciplinar sobre as famílias na contemporaneidade por meio de uma análise acerca das transformações sócio-históricas considerando, também, a evolução do Direito das Famílias no Brasil. Para tanto, nos valeremos de uma análise interdisciplinar entre o Direito e o Serviço Social que abordará uma concepção marxista capaz de expressar o compromisso com o tema em uma perspectiva de totalidade, pelo Método Materialismo Histórico Dialético. A princípio é mister compreendermos que as famílias, no que se refere à organização, foram a primeira forma de comunidade humana e, desde os primórdios até hoje, são de extrema importância para a construção do ser social. As famílias evoluem gradativamente desde os tempos mais remotos até a os dias atuais e com as transformações societárias advindas do capitalismo é possível perceber impactos significativos nas relações familiares. Sendo assim, é importante que o Direito e o Serviço Social atuem em conjunto para compreendê-las, em suas constantes transformações, e buscar mecanismos capazes de assegurar a todos os seus direitos.  

Biografia do Autor

Helena Vicentini Julião

Advogada. Mestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (FDF). Especialista em Direito das Famílias e Sucessões. Membro do Grupo de Pesquisa - Prapes (Unesp/SP). Presidente da Comissão de Diversidade Sexual da 51 subseção da OAB/SP. Vice-Presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da 51 subseção da OAB/SP.

Larissa Cristina Oliveira

Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social de Buritizal/SP formada pela Unesp – Campus de Franca/SP. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social pela Unesp – Campus de Franca/SP. Integrante do Projeto Falar de família é familiar –FAFAMI, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a dimensão educativa no trabalho social – GEDUCAS e do Grupo de Pesquisa Família, Sociedade e Educação: perspectivas e tendências – GEPEFA.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Edição

Seção

Artigos