GESTÃO EMPRESARIAL, SERVIÇO SOCIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Raquel Aparecida de Mesquita

Resumo

 Este artigo tem como objeto de estudo a Responsabilidade Social como estratégia de gestão empresarial, entendendo ser a mola propulsora para provocar impacto socioambiental à comunidade externa e interna de quaisquer instituições empresariais. A responsabilidade social, sendo então um modelo de gestão, se define pela relação ética e transparência da empresa, com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis como desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. O novo papel que a empresa assume nos dias atuais, ao lado do Estado, é inquestionável. Existem inúmeras questões a serem debatidas diante deste papel, especialmente dentro do sistema capitalista, entretanto a presença da empresa na sociedade causa grandes impactos. Diante deste cenário complexo, o foco desta pesquisa será compreender se de fato a responsabilidade social como modelo de gestão empresarial contribui para o desenvolvimento social ou trata-se unicamente de uma proposta de agregar valor ao negócio da empresa, sem ações efetivas para o público atendido. É inegável que tal mentalidade de responsabilidade social só poderá ser efetiva a partir de lideranças executivas com visão sistêmica e que entendem tais fatores acima citados, como a função social da empresa. 

Biografia do Autor

Raquel Aparecida de Mesquita

 Assistente Social e Mestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. MBA em Gestão Empresarial pela Fundace (USP). Especialista em Psicodrama com foco sócio educacional pela Casa do Encontro Espaço Terapêutico e de Formação. Atuação na área organizacional há mais de 9 anos com foco social e gestão de pessoas.

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Publicado

2023-11-13

Edição

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Artigos