ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: uma análise do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes beneficiários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Teresina Central

Autores

  • Tulyana Coutinho Bento Pereira

Resumo

Esse texto analisa o perfil socioeconômico dos beneficiários do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social no Campus Teresina Central do IFPI. Vale-se dos dados do formulário socioeconômico preenchido pelos candidatos ao Programa quando da inscrição. Para analisá-los, recorreu-se a medidas de frequência. Constatou-se que os beneficiários são, principalmente, estudantes do ensino técnico integrado ao médio, residem em bairros periféricos da zona urbana da cidade, usam transporte coletivo como meio de locomoção ao IFPI, pertencem à família de renda de 0 a 1 salários mínimos, não trabalham e recebem auxílio financeiro da família e são oriundos de escolas públicas.

Biografia do Autor

Tulyana Coutinho Bento Pereira

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus Pedro II. Formação em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Educação, Diversidade e Inclusão Social pela Universidade Católica de Dom Bosco (UCDB), Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Doutoranda em Políticas Públicas pela UFPI.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Edição

Seção

Artigos