REVISITANDO O PEDAGOGIA CIDADÃ NA VOZ DOS ALUNOS-PROFESSORES
Resumo
Este artigo se propõe a apresentar uma visão do Programa Pedagogia Cidadã sob a ótica dos seus alunos-professores.Trata-se do Curso de Pedagogia do Projeto Institucional Unesp /Pedagogia Cidadã, desenvolvido pela UNESP em parceria com 50 prefeituras municipais do Estado de São Paulo, nos anos de 2002 a 2007. O objetivo foi oferecer formação superior a todos os professores em exercício na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. As turmas identificam-se por Turmas I, II e III. Por tratar-se de um curso cuja formatação utilizou-se de procedimentos e tecnologias mais específicas de ensino à distância, foi objeto de severas críticas dentro e fora da UNESP. Movida pelos resultados positivos e motivada também pelas próprias críticas, realizei a presente pesquisa com o objetivo de (re) visitar o curso por intermédio da interpretação da fala dos alunos- professores, ou seja, com o objetivo de descortiná-lo pelo ângulo do aluno, sujeito da ação. Interessou de maneira particular perceber as influências do Pedagogia Cidadã, na consciência do sentido da formação docente e, na mesma proporção, os reflexos na prática didático – pedagógica, diretamente, na rotina diária do trabalho em sala de aula dos alunos-professores.
PALAVRAS CHAVE: pedagogia cidadã. formação superior. depoimentos. alunos- professores. EAD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.