A AVALIAÇÃO EXTERNA NA POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA: OS IMPACTOS DO SARESP NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE

Marcio Alexandre Ravagnani Pinto, Célia Maria David

Resumo


Este trabalho é resultado, ainda que parcial, de nossas reflexões a respeito
da avaliação externa no contexto da política educacional paulista e faz parte de nossa pesquisa de dissertação de mestrado. Nosso objeto de estudo é o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). O objetivo aqui é desvelar as implicações da avaliação externa na prática profissional docente. Nossas reflexões partem da análise da influência do pensamento neoliberal na formulação das políticas sociais e seus rebatimentos nas políticas educativas de âmbito nacional para posteriormente situar o
papel desempenhado pela avaliação na política educacional paulista. Concomitantemente, buscamos relacionar a singularidade da formação da sociedade brasileira que sofreu influências de além mar do estado patrimonialista português e da ‘cultura senhorial’ dos tempos da colônia. O autoritarismo proveniente do contexto mencionado acima se constitui em um dos aspectos da herança cultural proveniente do processo histórico da formação da nossa sociedade. A partir dessas reflexões procuramos relacionar a influência
da cultura política formada durante esse processo de constituição social na formulação das políticas públicas e sociais em nosso país. Talvez essa essência marcante do autoritarismo na formação social brasileira seja um forte motivo para justificar a facilidade com que a ideologia neoliberal se infiltrou no espaço reservado aos formuladores das políticas sociais. Por intermédio desses referenciais, interessa-nos situar o papel singular desempenhado pelo Saresp na política educacional do estado de São Paulo e os conseqüentes impactos da
avaliação externa na prática profissional docente.


Palavras-chave


Avaliação externa. Política educacional. Prática profissional docente

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eISSN: 2176-0896

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