PARCERIA ENTRE ESTADO E TERCEIRO SETOR: UMA ALTERNATIVA NO ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES SOCIAIS
Resumo
A busca por alternativas no tocante ao enfrentamento das questões sociais, tem como uma das proposições a mobilização da sociedade civil pelo desejo de mudanças da realidade social vigente no país. Mesmo que pontuais essas mudanças se apresentam com a perspectiva de construir e fortalecer socialmente a nação, despertando a consciência para a participação democrática no exercício direto da cidadania. São áreas que antes eram típicas de atuação governamental, porém hoje, o Terceiro Setor as tem absorvido em parceria com o Estado. Este novo setor público, sem fins lucrativos, volta-se à ação social ao bem público, acreditando que a manutenção da ordem é direito e responsabilidade de todos, principalmente dos segmentos mais desenvolvidos da sociedade. Diferentemente das tradicionais instituições assistencialistas, essas organizações, também denominadas ONG’s, expressam novas formas de ações voltadas à inclusão social, à participação, ao real exercício da cidadania. Flexíveis ao trabalho voluntário, as ONG’s apresentam estrutura administrativa, compatível com as grandes organizações empresariais, planejamentos estrategicamente elaborados visando relacionamento orgânico entre seus pares, cumprimento de metas e objetivos previamente estipulados, avaliações continuadas dos resultados esperados e planos de expansão traçados. Cabe aqui lembrar que se chama Terceiro Setor porque supõe um primeiro (Estado) e um segundo (Mercado). Portanto, sem o Estado, com o seu sistema legal, que esclarece e impõe limites às iniciativas individuais e coletivas, as ações do Terceiro Setor estariam sujeitas à anarquia, pois careceria de mecanismos de representação, de aceitação universal. Por outro lado, o Terceiro Setor não se caracteriza por investimentos intensivos de capital, que se enquadram na dinâmica do mercado. Sem o mercado, os bens e os serviços produzidos através do Terceiro Setor, reduzir-se-iam às tradicionais dimensões de caridade.
PALAVRAS CHAVE: Estado. mercado. terceiro setor. organização não governamental. voluntariado.
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