OS REFLEXOS DO MUNDO GLOBALIZADO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA CALÇADISTA DE FRANCA/SP.
Resumo
A globalização, após a evidência da evolução tecnológica,alterou as facetas do mundo do trabalho e das relações sociais. Aflexibilização do trabalho mudou completamente as relações antesexistentes e trouxe uma competição acirrada entre os trabalhadores,indo muito além do “chão de fábrica” e modificando os padrões dasrelações de convivência na esfera privada e pública da sociedade quevive do trabalho. Devido às inovações tecnológicas e os padrões deformatação do trabalho, a produtividade aumenta, mas o número depostos de trabalho não acompanha esta tendência. O cenário atual dosetor calçadista de Franca/SP é típico de quem passou, e passa, portodas estas nuances da globalização e tenta se “levantar” com arealização de uma reestruturação produtiva intensa, que aumenta aexploração do trabalho humano. Enfim, o rebatimento da globalizaçãocausa um trabalho estranho ao trabalhador e deixa seqüelas nãosomente no âmbito trabalhista, mas também nas suas relações sociais.• PALAVRAS CHAVE: globalização. relações de trabalho. indústriacalçadista. Franca/SP.Downloads
Publicado
2011-12-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.