A INCIDÊNCIA DA TEORIA SOCIAL CRÍTICA NO SERVIÇO SOCIAL
Résumé
Na atualidade a produção teórica do Serviço Social apresenta significativa aproximação com importantes autores da teoria social crítica. Isso ocorreu mais acentuadamente a partir dos anos de 1980, momento que a interlocução com o pensamento social originário da tradição marxista é apropriado de forma mais cautelosa. Marx, Lênin, Gramsci e Lukács, como estudiosos críticos da sociedade burguesa, tornaram-se interlocutores freqüentes na produção científica da área, como também nota-se a relevância dos mesmos na fundamentação teórica que sustenta a proposta curricular da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, de 1996.
PALAVRAS CHAVE: fundamentos do Serviço Social. marxismo. teoria social.
Téléchargements
Publié-e
2010-02-09
Numéro
Rubrique
Artigo Original
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.