REFLEXÕES SOBRE O ACESSO E PERMANÊNCIA AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

Autores/as

  • Salomy Correa Lobato
  • Vera Lúcia de Azevedo Lima
  • Adrilayne dos Reis Araújo

Resumen

Este artigo teve como objetivo realizar uma breve reflexão sobre o acesso ao ensino superior de pessoas privadas de liberdade, baseado em uma pesquisa de mestrado com caráter descritivo que objetivou traçar o perfil acadêmico, social e penal dos presos em unidades prisionais no Estado do Pará. De acordo com o resultado observou-se que o acesso ao ensino superior está sendo possível apenas por meio da Educação à distância e mesmo assim há desafios que perpassam de ordem institucionais que comprometem o desempenho acadêmico dos condenados, podendo levar a situações de trancamento e até abandono.

Biografía del autor/a

Salomy Correa Lobato

 Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará. Assistente Social da Universidade Federal do Pará. ORCID: 0000-0002-1479-9226. E-mail: salomy@ufpa.br

Vera Lúcia de Azevedo Lima

 Doutora e Pós-doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade Federal de Santa Catarina. Membra do Grupo de Pesquisa EPOTEMA. ORCID: 0000-0003-0094-4530. E-mail: veralucia@ufpa.br

Adrilayne dos Reis Araújo

 Graduada em Estatística pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo. Docente na Universidade Federal do Pará. Membra do Grupo de pesquisa Métodos e Diagnósticos em Segurança Pública. ORCID: 0000-0002-8020-6038. E-mail: adrilayne@ufpa.br

Publicado

2024-01-06